SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Coworking: para além do compartilhamento do espaço físico

Por Mayara Sampaio | 4 de setembro de 2016


Nos Estados Unidos, profissionais autônomos cansados do trabalho isolado em suas casas resolveram se unir para juntos trabalharem em escritórios compartilhados.

Essa nova modalidade, denominada coworking, ganhou espaço, alastrou-se e, inclusive no Brasil, já tem um grande número de adeptos que compartilham do mesmo espaço físico apesar de, na maioria das vezes, suas empresas não terem relação e pertencerem à segmentos de mercado diferentes.

São profissionais de diversas áreas que querem trabalhar juntos, porém sem vínculos formais uns com os outros e/ou com chefes, líderes, gestores.

De início, apenas aqueles que trabalhavam no formato home office lançaram mão de trabalhar nos espaços compartilhados, mas hoje há também nos espaços de coworking pessoas que muito viajam a trabalho e querem ter um escritório ao qual possam utilizar na cidade na qual estiverem, e empresas que cresceram mais do que sua estrutura física inicial pode suportar, para citar alguns exemplos.

Há inúmeras vantagens em se fazer parte de um espaço de coworking, desde a redução de custos, visto que valores monetários para pagamentos de aluguel e demais contas referentes ao escritório são compartilhados entre todos aqueles que dele fazem uso, passando pela realização de novos negócios com aqueles que compartilham o escritório com você até ter um endereço corporativo, o que é bem importante no processo de credibilização da empresa.

Mas, sem dúvida, o que mais me empolga no coworking é a possibilidade do networking e das trocas: de experiências, de saberes e de conhecimento.

Colaborar, compartilhar, trocar - verbos tão antigos quanto nosso próprio vernáculo, mas que têm sido amplamente utilizados e valorizados em nossos dias; eu mesmo sou uma entusiasta do compartilhamento de saberes e do aprendizado compartilhado.

...o que mais me empolga no coworking é a possibilidade do networking e das trocas: de experiências, de saberes e de conhecimento...

Me fascina a possibilidade de ter no mesmo local de trabalho que eu alguém de uma área diferente e com quem eu posso conversar e, nessa conversa, aprender e ensinar.

São visões de mundo diferenciadas - às vezes divergentes, outras convergentes, backgrounds e expertises dos mais diversos, profissionais com os mais variados perfis e níveis de formação, gente que detém os mais variados e profundos níveis no que tange às múltiplas inteligências que se relacionam, conectam e convivem diariamente no mesmo espaço físico.

Imagine você o exponencial poder que há na junção desses saberes e perfis! 

Imagine ainda a revolução que o aprendizado compartilhado e o saber obtido nessas trocas causa nos negócios e nas pessoas que os gerem - isso é valor!

Ninguém faz nada sozinho; já disse em um dos textos e volto a dizer aqui o que alguém que eu muito admiro sempre diz: "o individualismo está morto!" - e está! 

Cada vez menos salas amplas para uma só pessoa; cada vez mais espaços compartilhados, sem paredes, com paredes de vidro ou, com portas abertas. 

Cada vez mais a certeza de que se aprende e se faz muito em equipe, em conjunto, em time.

Eu encontro poder quando encontro um ambiente propício para o aprendizado; o coworking, trazendo a possibilidade de trocas de ideias e experiências, bem como expectativas quanto aos novos desafios nos agiganta enquanto pessoas e profissionais.

Sabe a história de que nenhum homem é uma ilha? Nenhum profissional também precisa sê-lo! 

Assisti a um vídeo sobre profissionais que trabalham com esse modelo e, ao final de um dos depoimentos, um deles diz que no coworking, "no mínimo, você ganha novos amigos" e eu já considero isso um grande tesouro, pois são as nossas conexões que movem o mundo!



GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Finalista de Administração na Universidade Federal do Amazonas, Diretora de Filiação e Certificação no PMI AM, Pesquisadora CNPq, Curadora de Conteúdo na ABL Consultoria e Executiva de Contas na BSRM Training e Consulting.