SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Conteúdo nas redes sociais pode atrapalhar candidatos na hora da seleção

Por Flávio Resende | 15 de agosto de 2016


Febre cada vez mais presente na vida das pessoas, as redes sociais vem se tornando uma ferramenta utilizada também por contratantes na hora da entrevista de emprego.

Em geral, o objetivo é avaliar a coerência entre o que é conversado nas entrevistas de emprego e na apresentação da pessoa para seus “amigos na internet”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Reppler, 69% dos recrutadores norte-americanos já rejeitaram um candidato devido a informações nos perfis de redes sociais, como Facebook, Linkedin e Twitter.

O problema é que nem todos os candidatos se sentem confortáveis com essa avaliação, pois acreditam que possam existir maneiras mais eficazes para serem avaliados, como, por exemplo, a forma como a pessoa manda o currículo; o texto; o interesse na entrevista; a pontualidade; a apresentação do indivíduo; entre outros elementos, que, somados, podem fazer um verdadeiro raio x do candidato.

Já para o aspirante ao cargo, é possível reverter o quadro e usar as redes sociais a seu favor.

Uma possibilidade é usar esses ambientes virtuais para mostrar conhecimento na área em que se busca emprego. 

Por exemplo: se o sujeito é consultor de moda, talvez seja oportuno postar fotos de tendências; comentar sobre a história da moda; sobre design, coloração, estilo e por aí vai.

Mas não é necessário sair apagando todo o conteúdo pessoal e só deixar material de trabalho. O principal em uma seleção é manter a calma e mostrar ao contratante quem você é e quais são seus pontos fortes.

Se você tem dificuldades para isso, existem ferramentas que podem te ajudar a chegar ao seu objetivo, como é o caso do Coaching. 

Nosso trabalho é apoiar o coachee a alcançar um resultado. Se este for conquistar um emprego, cabe a ambos construírem possibilidades de escolhas que levem à realização da meta. Em outras palavras, o coach verá com o coachee o que faz sentido adotar, em termos de ações, para que se chegue ao objetivo estabelecido.

Agora é com você!


Agora é a sua vez de colocar as informações desse artigo em prática. Se conhece algum amigo que anda 'pecando' nesse quesito, compartilha esse conteúdo com ele

E se você é novo por aqui, inscreva-se agora mesmo na Lista Vip do Administrador Jovem para receber em primeira mão absolutamente todos os nossos conteúdos!



GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Flávio Resende é jornalista, empresário e coach ontológico. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching e Coaching Empresarial. O foco do trabalho é para que os profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial. Saiba mais...