SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Vamos trabalhar juntos? Eu posso ajudar!

Por Luciano Figueiredo | 22 de julho de 2016


Olá futuros administradores!

O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos - Michael Jordan

Em algum momento de nossa vida pessoal ou carreira tivemos que nos deparar com essa situação “trabalhar em equipe”, quem nunca precisou? Creio que todos.

Então, com certeza, se identificarão com que vem a seguir:
  • "Após horas de reunião desgastante não conseguimos chegar a lugar nenhum!"
  • "O prazo final está chegando e continuamos no mesmo lugar!"
  • "Cada um quer que prevaleça a sua vontade e estamos perdendo o foco do projeto!"

Entre tantos outros questionamentos que nos deparamos quando estamos trabalhando em equipe.

Impacientes com essa situação é que muitos integrantes resolvem que o melhor que tem a fazer é trabalhar sozinho.

O trabalho em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, ou seja, pessoas que se propõe a realizar uma tarefa onde cada integrante tem o seu papel diferenciado, porém unidos por um só objetivo.



A atividade desenvolvida em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto, as vitórias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos.

Nos dias de hoje ainda temos o agravante de trabalharmos em equipe em razão das diversas gerações em uma mesma empresa, como por exemplo, temos pessoas mais experientes que têm um total domínio em suas funções e, por outro lado, jovens que estão entrando cada vez mais cedo no mercado de trabalho.

O primeiro passo é entender e aproveitar essa oportunidade de aprendizado. Os mais jovens devem aproveitar o conhecimento dos mais experientes e utilizar isso para alavancar a sua carreira, escutando o que eles têm a dizer.

Por sua vez, os mais experientes devem aproveitar o conhecimento dos jovens para se atualizarem, para saber o que está acontecendo de mais moderno e com isso se aprimorarem e aperfeiçoarem a experiência em relação às novas tecnologias.

Portanto, para se ter um bom relacionamento dentro de uma equipe podemos pontuar algumas dicas:

Saber Escutar


Saber escutar o que o outro tem a dizer com respeito e empatia é uma das bases mais sólidas em um bom trabalho em equipe, pois certamente chegará a sua vez de falar também. O equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes, tanto para a empresa como para o profissional.

Empatia


A empatia é algo muito importante, pois cada um tem o seu ritmo e forma de trabalho, e isso não significa que o trabalho deixará de ser executado com sucesso e ao seu tempo.

Todas as diferenças dentro de uma equipe devem ser respeitadas e apontar os erros dos outros integrantes pode ser muito prejudicial ao andamento da equipe.

Bom relacionamento


Procurar manter sempre o bom humor, mesmo que não seja um ótimo dia para você! Um companheiro bem-humorado anima o ambiente de trabalho, o que é fundamental.

Divergências de ideias, mesmo que durante o andamento do projeto, sempre vão ocorrer, porém devem ser esclarecidas a tempo, para não virar aquela bola de neve, evite criticar os colegas, principalmente, se eles não estiverem por perto.

...independentemente, se você é cozinheiro ou capitão do navio, se ele afundar serão todos náufragos...

Faça suas críticas ou coloque suas ideias diretamente a pessoa envolvida na atividade, caso isso não ocorra, pode comprometer a sua credibilidade, como “estamos todos no mesmo barco” é indispensável que esteja disposto a ajudar.



Pois, independentemente, se você é cozinheiro ou capitão do navio, se ele afundar serão todos náufragos.

O trabalho em equipe acaba sendo prazeroso se bem aproveitado.

Ele uma ótima oportunidade de crescermos na carreira mostrando nossas ideias e aprendendo com toda a equipe, pois todos temos a capacidade de ensinar e aprender sobre diversos conteúdos, visto que em um trabalho em equipe são várias partes de um projeto que se juntam para atingir um objetivo.

Vamos aprender, entender cada uma dessas partes e, então, aproveitar a oportunidade de conhecer melhor a nossa equipe.

Um grande abraço a todos!

Agora é com você!


E aí, futuro administrador, curtiu o artigo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Além disso, deixe o seu comentário ali embaixo, queremos saber o que você achou do artigo e garantimos ler e responder. E se ainda não é inscrito na nossa lista vip, inscreva-se agora mesmo no campo abaixo!
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Graduado em Logística empresarial. Com MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA em Marketing e vendas. Experiência em multinacionais e atualmente é professor de logística e administração de empresas no Senac-SP.