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Empresas não fazem negócios com empresas. Pessoas fazem negócios com pessoas

Por Marcello Pepe | 17 de julho de 2016


Sempre ouvimos ou lemos algo sobre empresas que fecharam um contrato com outras empresas para compra de equipamentos, contratação de serviços ou vendas de imóveis. É bom lembrarmos que, no frigir dos ovos, os negócios foram iniciados e concluídos por pessoas.

Costumo dizer que quando as condições são parecidas, as pessoas preferem fazer negócios com seus amigos. E quando as condições não são tão vantajosas assim, as pessoas ainda irão preferir fazer negócios com seus amigos.

É nesses momentos que se torna importante manter e desenvolver sua rede de relacionamentos, pois grandes oportunidades podem surgir para nós e para nossas empresas se estivermos sempre sendo lembrados por nossos amigos, que fazem parte de nossa rede de contatos. É o famoso networking.

...grandes oportunidades podem surgir para nós e para nossas empresas se estivermos sempre sendo lembrados por nossos amigos...

Todos nós conhecemos histórias de empresários ou executivos que saíram de alguma companhia e que, meses depois, vários de seus contatos passaram a fazer negócios com aquela pessoa na nova empresa.

Os seus contatos são seus amigos e vão segui-lo para onde você for. Isso não se trata de roubo de clientes. Isto é a constatação de que a venda mais importante que toda pessoa deve fazer em primeiro lugar é a sua própria venda. 

É vender sua imagem, fazendo seu marketing pessoal. Depois que você conquista a confiança da outra parte, você pode oferecer outros serviços e produtos, pois o canal estará aberto.

...a venda mais importante que toda pessoa deve fazer em primeiro lugar é a sua própria venda...

Pensar em si próprio é muito importante, mas você também precisa pensar em como ajudar outros amigos de sua rede de contatos a conseguir o que estão precisando. Aqui não vale a expressão “fale mal, mas fale de mim”. 

Manter uma boa imagem é vital e torna-se bem mais fácil quando você já tem boas intenções e, principalmente, boas ações.

Cuidar da sua rede de contatos é algo que deve ser feito de forma constante. Todo empresário ou executivo que se preze, precisa ter sua visão para fora da empresa, procurando oportunidades não apenas para si, mas, também, para seus contatos. 

Estas atitudes vão ajudá-lo a desenvolver a mágica capacidade de conectar pessoas. Sendo feito constantemente, irá se tornar um hábito.



Para expandir e consolidar sua rede de contatos e projetar sua imagem de forma positiva, siga algumas dicas básicas:
  • Visite seus amigos para um cafezinho;
  • Recomende clientes para seus contatos;
  • Esteja disponível sempre que possível;
  • Agradeça verbalmente por favores concedidos.
São pequenas dicas que podem ajudá-lo a sair da zona de conforto de trás da mesa e levá-lo para um lugar muito além do networking.

Agora é com você!


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Marcello Pepe é escritor, jornalista e palestrante na área de comunicação, networking e oratória. Autor do livro "A venda antes da venda" e diretor do Grupo Relaciono. Conheça seu site www.marcellopepe.com!