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Administrador, tempo não é dinheiro!

Por Luciano Figueiredo | 2 de junho de 2016



O tempo tem duas caras, se bem aproveitado será um grande aliado, se não, será seu pior inimigo.

Olá futuros administradores!

Estão com tempo para se dedicarem a uma leitura? Estão com tempo para administrarem? Será que teremos tempo de concluir a leitura? Ou será que teremos que arrumar um tempo para gerenciarmos o nosso tempo?

Nossa grande dúvida, nos dias de hoje, realmente não é todas as nossas tarefas diárias, mas sim se realmente vai dar tempo de realizarmos estas tarefas.

Com certeza, já ouvimos a frase: “TEMPO É DINHEIRO”...

O tempo é tão importante e precioso que, uma vez perdido, nunca mais se recupera, enquanto o dinheiro quando perdido temos a chance de recuperá-lo. 

Podemos exemplificar o que falamos ao notarmos que se eu chegar trinta minutos atrasado à uma reunião que vai durar uma hora eu não tenho como recuperar esse tempo perdido, enquanto que se eu perder dinheiro em um investimento posso recuperar em outro.

Conseguiram ver a complexidade e importância que temos que dar a gestão do tempo?

Nos dias de hoje uma  das desculpas mais utilizadas é a falta de tempo. Algumas pessoas até costumam dizer “antigamente tínhamos mais tempo... “. 

Porém, ele sempre foi o mesmo, nós é que arrumamos cada vez mais coisas para fazer, os compromissos assumidos, a busca para sobreviver, a competitividade, enfim. 

A ganância e a necessidade de se trabalhar muito fazem das mesmas 24 horas que tínhamos, num passado distante, insuficientes para que cheguemos ao final do dia e possamos dizer: “fiz tudo que queria!”

Não podemos comprometer nossas horas de sono, nossas horas de tranquilidade nas refeições, nossas horas de exercício físico, horas de convívio social, não podemos comprometer nada para ganharmos tempo. Vamos encontrar tempo na nossa “agenda” para colocar nosso nome nela.

Stress e fadiga raramente são causadas pelas atividades realizadas. Geralmente, são consequência daquilo que deixamos de fazer. Mas, podemos priorizar algumas dicas que, com certeza, farão a diferença ao administrador de alta performance

Vamos a elas:

Escreva como será o seu dia (Planeje)


Coloque suas atividades em uma agenda, pois com a visualização de tudo que tem para fazer fica mais fácil organizar as atividades e traçar as estratégias. Pode ser na noite anterior ou pela manhã, momento em que tudo está mais claro em nossas cabeças.

Defina quais serão as prioridades


Isso é uma das grandes dificuldades, pois todas as tarefas são importantes.

Defina prioridades para as tarefas e as separe por semelhanças. Podemos até numerar estas tarefas com graus de prioridades, fechar uma venda grande pode ter prioridades maiores do que reuniões que não aumentarão a produtividade.




Não exagere na quantidade de tarefas


Não adianta exagerar no número de tarefas e não conseguirmos cumprir nada, pois teremos uma sensação de frustração de não termos cumprido com o nosso planejamento. Coloque somente o que pode fazer durante o dia, você não nasceu para carregar o mundo nas costas!

Elimine o que é desnecessário


Se você ver que alguma tarefa não é extremamente necessária e não vai causar problemas, não tenha medo de eliminá-la.

Quando você identificar que outra pessoa pode executar determinada tarefa (às vezes, melhor do que você) simplesmente delegue. Peça um favor. Não se constranja.

Atenção com as distrações, elimine-as!


As distrações costumam tirar o seu foco e como seu tempo é valioso e irrecuperável não podemos nos dar ao luxo de estarmos em redes sociais, às vezes é bom deixar o telefone fora do gancho e celulares desligados. 

Desligue todas as notificações possíveis do seu celular! Comece definindo momentos de lazer e momentos de foco. Evite misturar os dois. 

Dizer não também é fundamental para o bom andamento da sua gestão de tempo, isso vai te ajudar a filtrar melhor as solicitações de terceiros. Quando for dizer “não”, peça desculpas e diga que você não pode se envolver naquele momento. Não sinta-se culpado. Simples assim!

Organize seu local de trabalho


Mantenha sua mesa limpa e organizada. Se suas coisas estiverem no seu devido lugar e ao seu alcance você não perderá tempo em procurá-las. Como em um guarda roupa bagunçado, assim também é uma mesa desorganizada.

Então, organize-se! Não seja escravo de sua agenda, muitas pessoas tentam se organizar e acabam criando mais atividades. 

Se isso acontecer, reavalie-se, administrar o tempo não é uma tarefa fácil e exige persistência, paciência e dedicação, pois é preciso identificar quais são os métodos e estratégias que melhor se adaptam a você. 



E uma dica muito importante, também, é dar a si mesmo um prêmio por cumprir sua agenda, como, por exemplo, um tempo com família e amigos, com certeza será gratificante.

Grande abraço a todos!

Agora é com você


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Imagens: Visual Hunt


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Graduado em Logística empresarial. Com MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA em Marketing e vendas. Experiência em multinacionais e atualmente é professor de logística e administração de empresas no Senac-SP.