SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Sonhos: como torná-los atingíveis?

Por Flávio Resende | 11 de junho de 2016


Os sonhos, em geral, não precisam transitar apenas no campo das ideias. Eles podem - e devem - ser materializados.
  • Mas como? 
  • Quais são tangíveis e realizáveis? 
  • Qual o primeiro passo a ser tomado? 
  • Quais devem ser descartados? 
  • Quando começar?
O coach Flávio Resende, especialista em Life Coaching e Coaching Ontológico, defende que não existe sonho impossível, mas o primeiro passo, segundo ele, pode ser tentar entender o quão dispostos estamos para torná-los reais.




Acredite na beleza de seus sonhos


“Walt Disney sonhou em criar um mundo onde as pessoas voltassem a ser criança novamente. Ou pelo menos, se sentissem assim. Se escutássemos isso antes da Disney existir, provavelmente acharíamos que se tratava de um devaneio”, exemplifica Flávio Resende.

Os sonhos são do tamanho que somos capazes de sustentá-los. “Infelizmente, ao longo da vida, somos podados e desestimulados a sonhar. Há quem nunca tenha sonhado por medo”, diz o coach, emendando:

É preciso acreditar em nossos sonhos para ter coragem de dar o passo inicial.

Cabeça nas nuvens, pés no chão


Há quem viva de sonhos e não materialize nenhum deles. Para Flávio, “a busca do equilíbrio faz sentido quando entendemos que uma coisa depende da outra: precisamos sonhar e também ter os pés no chão para dar os passos rumo ao sonho”.

Algumas pessoas têm dificuldade de chegar a resultados, mesmo depois de estabelecidos os objetivos.

A barreira está, muitas vezes, em não saber a hora de parar (nem que seja momentaneamente) de sonhar e arregaçar as mangas. “Uma situação bem comum é não ter energia para pagar o preço pelo sonho. Afinal, os sonhos têm um preço. E o quanto dispostos estamos a pagar por ele?”, questiona.

Revise


Muitas vezes, com o passar no tempo, nossos objetivos mudam, e os sonhos não são mais os mesmos.

O coach lembra que é importante, de tempos em tempos, se perguntar: “Isso ainda faz sentido para mim? O que mudou? O que pode ser diferente?”.

Seguindo esta linha de raciocínio, Resende provoca: “Você tem estado atento a sua caminhada e renovado os sonhos que já não possuem significado?”.


Oito dicas para sonhar e materializar


O coach aponta, ainda, as principais etapas de planejamento para alcançar os sonhos, de forma prática e eficaz:
  1. Esteja aberto para sonhar e para o novo;
  2. Aceite sair da zona de conforto;
  3. Aprenda a lidar com os medos;
  4. Sonhe, sem medidas;
  5. Se encante com as benesses do sonho;
  6. Enumere que caminhos são necessários para se chegar neles;
  7. Não desista;
  8. Mãos à obra. Vá e faça.
Não existe uma quantidade máxima de sonhos. “Isso castra nossa criatividade e capacidade de ir além do que julgamos ser possível”, defende Resende e finaliza: “Portanto, vá e faça”.




Agora é com você!


Agora, preciso te perguntar, gostou do artigo? Deixe o seu comentário, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos, ele pode ser muito útil à eles. Quiçá, o insight que precisam esteja aqui.

E se ainda não se inscreveu na Lista Vip do Administrador Jovem, inscreva-se agora mesmo para receber em primeira mão absolutamente todos os nossos conteúdos! Estamos ansiosos para te enviar o nosso e-mail de boas vindas.


GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Flávio Resende é jornalista, empresário e coach ontológico. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching e Coaching Empresarial. O foco do trabalho é para que os profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial. Saiba mais...