SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Renovar hábitos pode ser uma arma importante contra o desemprego

Por Flávio Resende | 4 de junho de 2016


Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, o desemprego atingiu a taxa de 10,9% no Brasil, ultrapassando o número de 11 milhões de pessoas sem ocupação. A mídia tem abordado com frequência as demissões em massa que agora se tornaram recorrentes.

Nesse ambiente totalmente desfavorável, milhares de trabalhadores tem em sua frente o desafio de se reinserirem no mercado, enquanto muitos outros se indagam como se protegerem do desemprego

Flávio Resende, especialista em Life Coaching, traz dicas de como superar esse momento de dificuldade:

Segundo Flávio, a rotina criada pelo trabalho exerce forte influência sobre os indivíduos. Quando quebrada, pode acabar causando um desvio de foco muito prejudicial.

Ele explica, portanto, que o primeiro passo após um momento difícil, como a demissão, é saber retomar o rumo. “A aprendizagem ocorre quando o fluxo, por algum motivo, é quebrado. Buscar o ponto de equilíbrio entre rotina e novidades constantes faz-se cada vez mais necessário. Afinal, temos controle do que mesmo? ”

...em tempos de mudanças tão recorrentes, é necessária uma autorrevisão constante. 

“Mesmo na disputa profissional, que exige uma imagem séria e compromissada, os valores pessoais do indivíduo estão em jogo”, ele diz. “Penso que a transparência é o ponto chave. Mas a imagem é construída com credibilidade, resultado, confiança, responsabilidade, entre vários outros pontos”, expõe.

Para Flávio, a construção de uma imagem sólida, que interesse ao mercado, é muito sobre a perseverança em sustentar seus objetivos e propósitos.

O Life Coach explica que em tempos de mudanças tão recorrentes, é necessária uma autorrevisão constante.

“É importante refletir e estar aberto para identificar o que precisa de ajustes ou até de mudanças mais estruturais”, explica. Ele acrescenta que para vencer o desemprego pode ser necessário um olhar que enxergue estrategicamente o que o mercado deseja.

“Na verdade, precisamos aceitar que tudo é aprendizado e quanto mais resistentes estivermos frente às mudanças, mais sofreremos com isso”, diz Flávio, ressaltando a importância de “pensar fora da caixa”.



E pontua: “O que nos resta é confiar que aquilo que acontece tem um propósito em nossas vidas e que o que nos cabe é fazer o melhor, dentro do que é possível”.

Agora é com você!


Agora, preciso te perguntar, gostou do artigo? Deixe o seu comentário, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos, ele pode ser muito útil à eles. Quiçá, o insight que precisam esteja aqui.

E se ainda não se inscreveu na Lista Vip do Administrador Jovem, inscreva-se agora mesmo para receber em primeira mão absolutamente todos os nossos conteúdos! Estamos ansiosos para te enviar o nosso e-mail de boas vindas.


GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Flávio Resende é jornalista, empresário e coach ontológico. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching e Coaching Empresarial. O foco do trabalho é para que os profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial. Saiba mais...