SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Toda tempestade passa

Por Sidnei Oliveira | 26 de maio de 2016


O momento é crítico! Apesar do desejo, instalado em cada um de nós, de que a crise não aumentasse, os últimos fatos só fazem ampliar a sensação de desânimo, provocado por uma indignação coletiva com as atitudes de políticos e empresários, todos interessados em preservar os seus próprios interesses.

As circunstâncias atingiram tal proporção que as referências sobre “Nero” e sua Roma em chamas se misturam aos conceitos defendidos por Robespierre na revolução francesa.

De um lado, vemos um ex-presidente dizendo que, mesmo sendo o único com esse poder, não quer por fogo na nação, de outro lado vemos um juiz obstinado em provar que a corrupção é o maior problema e, mesmo que ele próprio seja “guilhotinado como Robespierre”, não irá diminuir a intensidade de sua luta.

Nesse cenário, vemos absurdos sendo divulgados, onde os protagonistas negam sistematicamente terem participado tentando assim se salvar.

Fazem isso sempre acusando outro político de ter feito algo “ainda pior”, ou seja, mesmo que isso acabe “colocando fogo” na nação, o importante é continuar mantendo os privilégios que tem.

Na verdade estão todos tentando derrubar os outros antes de cair.

O quadro é tão patético que já surge até mesmo a tese de que “se todos erraram, então ninguém errou”. De fato, já se estuda um pacto político para uma “anistia ampla, geral e irrestrita” para todos que participaram do esquema de corrupção.

Afinal, já está evidente que a prática da corrupção não é exclusiva de um partido, mas sim de todo sistema político e empresarial.

Estamos numa tempestade perfeita em nossa realidade social, política, econômica. Como se tornou “meme” de nosso tempo: Nunca antes na história desse pais…houve um momento tão difícil. Quase tudo está parado, aguardando os acontecimentos.

O estado de desânimo com tudo que está ai é tão grande, que parece que todos nós decidimos juntos e involuntariamente, adotar a filosofia CARPE DIEM que significa “colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro.”

Muitos jovens continuam vivendo vidas projetadas ou espelhadas em personalidades superficiais.

Assumindo a dianteira dessa atitude, vemos muitos jovens que, seja por desacreditar em um futuro melhor, seja por acreditar que não tem culpa na tempestade de hoje ou simplesmente por não saber o que esta acontecendo, preferem manter uma postura alienada diante de todos os acontecimentos.

Muitos jovens continuam vivendo vidas projetadas ou espelhadas em personalidades superficiais. Aquelas pessoas que apresentam vidas aparentemente perfeitas e imunes à atual tempestade, ganhando fama e dinheiro através de seus perfis nas redes sociais. 

Na realidade, diversos jovens realmente acreditam que podem reproduzir em sua própria vida, essa realidade e preferem dedicar seu tempo e talento nessa direção, ao invés de se envolver em ações e atitudes que mudem o cenário atual.




Bom, não sou muito adepto da filosofia do Carpe diem, afinal eu acredito em um futuro mais positivo sempre. Considero que assim como toda tempestade passa, os jovens também envelhecem e amadurecem.

O cenário atual é difícil, mas já está dando sinais de definição. As instituições estão fortes e a sociedade está se mobilizando. Sejam quais forem as definições, certamente estaremos melhor como nação em um futuro breve, afinal todos, independente da ideologia, queremos o fim da corrupção sistemática e isso irá proporcionar regras, leis e instituições de controle mais fortes e melhores. 

Basta saber que a iniciativa do Ministério Público Federal contra a corrupção já chegou a mais de 2 milhões de assinaturas e chegou à Câmara dos Deputados para avaliação, assim como aconteceu com a Lei da “Ficha Limpa”.

...estamos diante de uma tempestade perfeita, mas também estamos convivendo com a geração mais brilhante e preparada, que jamais conseguimos produzir antes...

Da mesma forma, tenho esperança de que os jovens transformem o cenário atual com seus novos comportamentos. Que eles transformem todo talento que desenvolveram, em novas soluções para sua própria existência.

Lembrem-se, estamos diante de uma tempestade perfeita, mas também estamos convivendo com a geração mais brilhante e preparada, que jamais conseguimos produzir antes. 

Devemos aguardar a tempestade passar sem esquecer que devemos provocar os jovens atuais para que eles assumam seu papel de protagonista, e assim todos nós, jovens e veteranos juntos, possamos mudar essa difícil realidade.

Agora é com você!


E aí, gostou do artigo? Então, por favor, deixe o seu comentário ali embaixo, nós do Administrador Jovem queremos muito saber o que você achou dele.

Além disso, se puder, compartilhe com os seus amigos, seremos extremamente gratos a você por isso, sem contar que dar a oportunidade de outras pessoas conhecerem e terem acesso a um conteúdo relevante é um grande presente, não é mesmo?

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, inscreva-se agora!


Imagens: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Mentor, escritor e consultor de carreira. Autor de vários livros sobre Liderança e dos best-sellers da série Geração Y. Formado em Comunicação e Administração de Empresas. Atualmente presidente da Escola de Mentores e vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental. É também articulista e colunista na Exame.com. Saiba mais...