SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

21 livros que absolutamente todo apaixonado por administração e empreendedorismo deve ler para ontem

Por Wendel Silva Moreira | 11 de maio de 2016


Se você acompanha o Administrador Jovem posso, imediatamente, concluir que é um leitor assíduo de conteúdos que gerem valor, relevantes e que te auxiliem no alcance dos seus objetivos. Dito isso, é muito normal que essa necessidade seja suprida em livros.

Mas, cá entre nós, nem todos os livros realmente nos dão aquela sensação de que valeu a pena o tempo dedicado a ele.

As vezes até tentamos continuar uma leitura que quase que por intuição já percebemos que não vai dar em nada, mas, de fato, depois de algumas folheadas, fica complicado darmos continuidade quando não conseguimos perceber valor nas informações compartilhadas pelo autor.

Já aconteceu isso com você?

Diante dessa situação recorremos à internet, atrás de bons livros, mas tudo que encontramos são inúmeros sites que contém listas com vários e vários títulos “matadores” que parecem que vão nos entregar tudo que procuramos, contudo, poucos são aqueles que realmente nos ajudam verdadeiramente.

É, como você pode imaginar, isso já aconteceu comigo.

Entretanto, foi pensando nessa situação chata, que você também já passou ou pode estar passando nesse exato momento, que eu resolvi reunir os livros que eu já li e que entregaram muito mais valor do que as minhas expectativas aguardavam.

Esses livros são basicamente voltados aos apaixonados por administração e empreendedorismo, assim como eu. Porém, com um detalhe em especial: todos têm um conteúdo fora de série!

Portanto, vem comigo e confira os 21 livros que eu selecionei com muito cuidado para você (isso, sem contar o bônus que deixei para o final):

#1 - A arte da guerra - Sun Tzu

Sinopse: A Arte da Guerra é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia. Conheça um dos maiores ícones da estratégia dos últimos 2500 anos.

Comentário: Há quem diga que aqueles que utilizarem as estratégias contidas nesse livro terão sucesso garantido, por outro lado, aqueles que se opuserem a elas, a derrota será inevitável.

#2 - Abundância - Peter H. Diamandis

Sinopse: Abundância: O Futuro É Melhor do que Você Imagina documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta.

Comentário: Um dos livros sobre o futuro mais comentados e relevantes da atualidade. Em meio a tantas ‘profecias negativas’, ele vem para nos tranquilizar e nos mostrar o porquê o futuro será melhor do que a gente pensa.

#3 - A cauda longa – Chris Anderson

Sinopse: Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da Cauda Longa em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo.

Usando o mundo dos filmes, dos livros e das músicas, mostrou que a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixos volumes de vendas, é igual à receita total dos poucos grandes sucessos.

Então, cunhou o termo Cauda Longa para descrever essa situação, o qual, desde então, tem sido citado com destaque pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação em todo o mundo.

Comentário: A cauda longa já se tornou indispensável para os amantes da administração e do empreendedorismo, porque evidencia as oportunidades que a internet proporciona nos seus negócios.

#4 - A estratégia do oceano azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Sinopse: O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).

Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores.

O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Comentário: Um excelente livro para complementar a leitura sobre a cauda longa. Já imaginou trabalhar em um nicho onde a concorrência é fraca e sua empresa continua em constante crescimento?

#5 - A vaca roxa – Seth Godin

Sinopse: Em um mundo saturado de informação, a propaganda não é mais capaz de ajudar as empresas a vender produtos comuns para pessoas comuns.

O mercado de massa que construiu tantas marcas excepcionais já não consegue sustentar sua empresa. As empresas, suas marcas e suas carreiras precisam de algo além de jingles, slogans e anúncios bonitinhos para se destacar na multidão.

Ser suficientemente bom já não é suficientemente bom. Somente o que for excepcional, incrível e notável tem alguma chance de tornar-se conhecido, comentado e lucrativo.

Comentário: Aprenda, com esse livro, a atrair e conquistar a atenção do seu público alvo em um mundo onde ela é imensamente disputada.

#6 - Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Sinopse: Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais.

Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Comentário: Essa é apenas mais uma das obras de Dale Carnegie que eu admiro muito. Nesse livro, ele compartilha ótimas ideias para que consigamos desenvolver eficientemente bem a nossa habilidade de nos relacionarmos com as pessoas.

#7 - De onde vêm as boas ideias – Steven Johnson

Sinopse: Afinal, de onde vêm as boas ideias? Essa é uma pergunta que todos gostariam de saber responder. Steven Johnson consegue. O autor, de início, descarta o senso comum de que os grandes criadores já nascem geniais e, isolados em seus estúdios ou laboratórios, concebem as grandes descobertas.

E dedica a sua pesquisa inicialmente à biologia, chegando à conclusão de que a evolução depende, mais do que de ambientes propícios para a sobrevivência, de meios em que espécies diferentes entrem em contato. No campo das ideias não é muito diferente.

Comentário: Ele é ótimo! Nessa obra, Steven Johnson responde de uma forma lógica, clara e inteligente de onde surgem as grandes ideias.

#8 - Encantamento: a arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras – Guy Kawasaki

Sinopse: O Encantamento, como o define Guy Kawasaki, guru bestseller do setor empresarial, não envolve a manipulação das pessoas, mas sim a transformação de situações e relacionamentos.

Converte a hostilidade em civilidade e a civilidade em afinidade. É responsável por converter os céticos e os cínicos em adeptos e os indecisos em partidários fiéis. O Encantamento pode ocorrer durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo, ou em uma atualização do Facebook.

Quando praticado de forma correta, torna-se mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais. Através da associação de suas próprias metas e desejos, sendo amável e merecedor de confiança, e elaborando projetos que possam ser aceitos pelos demais, você poderá modificar os corações, as mentes e as ações.

Comentário: Se me permite, devo lhe dar uma dica: se você é uma pessoa que se interessa por inovação e um marketing bem feito, acompanhe Guy Kawasaki, assista às suas palestras e não procrastine a leitura desse brilhante livro.

#9 - Foco – Daniel Goleman

Sinopse: Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco.

Segundo o autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece.

Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

Comentário: Acredite, não foi a sorte que fez esse livro se tornar um best-seller. Ele realmente entrega um conteúdo poderoso para que comecemos a dominar a capacidade de manter o foco.

#10 - Gratidão – Gary Vaynerchuk

Sinopse: Gary Vaynerchuk mostra como as pequenas e grandes empresas podem dimensionar a atenção pessoal a toda sua clientela, utilizando as mesmas plataformas de rede social que veiculam o boca a boca dos consumidores.

Esta obra, baseada em dados e histórias reais, oferece fatos que defendem que as empresas com os maiores retornos serão aquelas capazes de demonstrar que se preocupam com a satisfação total de seus clientes.

Comentário: Esse livro vai te mostrar o porquê é mais do que necessário uma empresa bem-sucedida satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Já parou para pensar que pessoas gratas por algo que você ofereceu, estão mais propícias a disseminar a sua marca voluntariamente e, consequentemente, voltar a fazer negócio contigo?

#11 - Inteligência emocional – Daniel Goleman

Sinopse: Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso.

Comentário: Não importa o  seu grau de conhecimento. Se você não possuir inteligência emocional na hora de colocá-lo em prática. Lamento lhe informar, mas ele não será suficiente para aguentar a pressão.





#12 - O livro de ouro da liderança – John C. Maxwell

Sinopse: John C. Maxwell, o maior treinador de líderes da atualidade, passou os últimos dez anos pensando em escrever este livro. O Livro de Ouro da Liderança descreve uma jornada que começou em 1964, quando ele tinha 17 anos.

Aos 22, Maxwell assumiu seu primeiro cargo como líder. Aos 29, convenceu-se de que tudo começa e termina com a liderança. Juntamente com essa crença, desenvolveu uma paixão: a de estudar e ensinar sobre o assunto.

As lições passadas por Maxwell em O Livro de Ouro da Liderança são fundamentadas em suas experiências pessoais, ao longo de toda a sua vida como líder. Seus conselhos são importantes na escalada em busca da liderança. Cave a sua pepita de ouro e descubra como se tornar um grande líder.

Comentário: Não é sempre que temos a oportunidade de aprender sobre liderança com um líder que já tem uma vasta experiência, não é mesmo? E é por isso que esse livro está nessa lista, porque nele John C. Maxwell compartilha grandes lições que aprendeu sobre esse assunto com estudo e, acima de tudo, muita prática, jogando o jogo durante muitos anos. Coisa que, como sabemos não é tão simples quanto parece.

#13 - O monge e o executivo – James C. Hunter

Sinopse: Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Comentário: Nesse livro James C. Hunter aborda um dos estilos de liderança que mais me fascina: a servidora. Por meio de uma história envolvente ele entrega lições valiosíssimas sobre como liderar pessoas, servindo-as. Achou estranho? Difícil? Incrível? É, embora pareça quase impossível, isso é possível sim e tem um resultado fantástico!

#14 - Oportunidades disfarçadas – Carlos Domingos

Sinopse: Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro.

Oportunidades Disfarçadas é um verdadeiro catálogo de ideias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos.

Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.

Comentário: Oportunidades estão a todo momento transitando ao seu redor, mas talvez você precise aprender a enxergá-las. Se for o seu caso, parar de reclamar (ou lamentar) da sua realidade, situação financeira e dos seus fracassos já será um grande passo. Ler esse livro, também!

#15 - O segredo de Luísa – Fernando Dolabela

Sinopse: Com mais de 150 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo.

Adotado por universidades e MBA's em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos.

Comentário: Lembro-me a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, foi em uma aula sobre empreendedorismo num curso técnico em informática em que fui aluno. Não imaginava que por trás desse título de novela mexicana (ele sempre me remeteu a essa ideia, não me pergunte o porquê), havia tantas lições e aprendizados incríveis. Recomendadíssimo!

#16 - Quem mexeu no meu queijo – Spencer Johnson

Sinopse: É uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz.

O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive.

Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.

Comentário: Esse já é um clássico. É muito, mas muito possível que você já tenha ouvido falar ou até mesmo lido esse livro. Mas, não podia deixar de citá-lo. Pois, se você já o leu sabe que ele contém mensagens super relevantes, embora muito simples, para a nossa vida pessoal e profissional.


#17 - Roube como um artista – Austin Kleon

Sinopse: Você não precisa ser um gênio, só precisa ser você mesmo. Essa é a mensagem de Austin Kleon, um jovem artista convicto de que a criatividade está em toda parte e é para todos.

Baseado em uma palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista é um manifesto ilustrado sobre como ser criativo na era digital. Nada é original, portanto entregue-se à influência. Eduque-se através do trabalho dos outros.

Siga seus interesses para onde quer que eles possam levá-lo - o que hoje parece um hobby pode ser transformar no trabalho de sua vida. E esqueça o velho clichê de escrever sobre o que você conhece: escreva o livro que você quer ler, faça o filme que deseje assistir.

Por fim, mantenha-se antenado, fique longe das dívidas e aceite o risco de ser chato em seu dia a dia, garantindo assim o espaço necessário para a ousadia, o improviso, a imaginação. A partir de princípios práticos e inspiradores, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado artístico.

Comentário: Quem disse a você que criatividade é para poucos? Se por algum motivo você pensa assim, acredite: a criatividade está aí dentro, esperando a sua iniciativa de desenvolvê-la. Uma grande sacada é começar por esse livro.

#18 - Satisfação garantida – Tony Hsieh

Sinopse: O autor revela como revolucionou seus negócios apenas apostando em uma nova cultura corporativa. Se ele se transformou de um nerd que vendia limonada em um bilionário cuja empresa foi parar na lista da revista Fortune, certamente sua louca estratégia deu certo para sua empresa, e pode funcionar na sua também.

Comentário: Confesso que somente de recomendá-lo aqui para você já quis relê-lo, pois tamanha é a sua maestria ao abordar a importância de uma cultura corporativa bem elaborada. Com certeza, uma obra indispensável, com uma leitura super tranquila, a todo apaixonado por administração e empreendedorismo.


#19 - Sonho grande – Cristiane Correa

Sinopse: Para eles, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Comentário: Esses empreendedores sabem ‘fazer dinheiro’ como poucos, portanto, se esse também é o seu objetivo, vale a pena você tirar um tempo para se dedicar a essa leitura. Você aprenderá muito com eles, pode acreditar.

#20 - Startup enxuta – Eric Ries

Sinopse: Eric Ries criou uma abordagem revolucionária de administração que esta transformando a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

A Startup Enxuta ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos.

Na esteira da turbulência da economia mundial, a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico, e o processo criado em A Startup Enxuta foi desenvolvida para que se possa evitar dinâmicas de atualidade. Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

Comentário: Terminei de ler esse livro recentemente. E o achei ótimo, embora seja recomendado para aqueles que já tenham um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto. Agora, dentre muitos outros aprendizados que obtive, sei o que significa o termo ‘pivotar’ e para que ele serve. Se a ideia de abrir uma startup ronda a sua cabeça, esse livro é mais do que recomendado para você gerir com inteligência o seu tempo, dinheiro e energia, além de, é claro, a sua própria empresa.

#21 - Steve Jobs: a biografia – Walter Isaacson

Sinopse: O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática.

Comentário: Essa não é mais uma biografia, mas sim “A” biografia! Se você, assim como eu, admira o grande empresário que Steve Jobs foi, colocará esse livro como uma das suas próximas leituras. Enriquecedor!

Seu Bônus! Aqui está.


Como disse, ao final dessa leitura, eu ia lhe dar um bônus especial. E eu não esqueci.

O bônus é o seguinte: reservei uma página com muitas outras indicações e elas estão, apenas, a um clique de você.

Para conferi-las, não é preciso fazer mais nada além de clicar no link abaixo:



Aproveite!

Conclusão


Estes foram os livros que eu já li, achei muito bons e decidi separar para você, apaixonado por administração e empreendedorismo. Espero, verdadeiramente, que tenha gostado, aprovado as recomendações e que agora possa utilizá-las a seu favor.

Se curtiu essa lista, deixa o seu comentário ali embaixo com o seu feedback, quero muito saber o que achou. Além disso, por favor, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, para mais pessoas conhecerem essa lista e o site também. Você literalmente estará compartilhando conhecimento e isso não tem preço, concorda comigo?

Por fim, se ainda não é cadastrado na Lista Vip do Administrador Jovem, não perca tempo, inscreva-se agora mesmo, abaixo!


Imagens: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.