SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Foco e tolerância zero para uma vantagem competitiva duradoura

Por Mayara Sampaio | 21 de maio de 2016


Hoje pego emprestado um dos itens dos princípios de uma das maiores empresas do mundo para intitular este e discutir sobre essas duas atitudes cruciais para vantagem competitiva duradoura e – acrescento – fator de permanência e sucesso a despeito de uma crise instalada.

Muito se fala em foco, mas somos uma geração desfocada: notificações de WhatsApp, e-mail e demais redes sociais facilmente nos distraem – seria o ônus de uma vida quase que 100% online? Tolerância zero, na esmagadora maioria das vezes, é apenas associada a um bordão de programa de comédia na TV.

No entanto, aqueles que enxergarem, hoje, foco e tolerância zero como características importantes e decisivas vencerão a crise; aqueles que os enxergarem importantes assim para a vida, vencerão a tudo.



O dicionário define “foco” de muitas maneiras; hoje utilizarei a definição de Steve Jobs: Foco é saber dizer não.

Não aos projetos bons, porque eles nos impedirão de executar os projetos melhores; não às seduções dos caminhos fáceis, porque atalhos normalmente escondem armadilhas perigosíssimas; não à inércia, que aprisiona e leva grandes e pequenas empresas à morte e ao esquecimento.

Não à tentação de deitar eternamente em um berço esplêndido atrativamente posicionado na zona de conforto e assim assinar a obsolescência das ações e projetos das Organizações, assassinando as possibilidades de inovação e, junto com ela, de um futuro poderoso.

Foco é saber dizer não - Steve Jobs

Hoje a minha pergunta, que desejo que provoque uma reflexão é: A que você está dizendo não? Seguida, então, de outra: Qual é o seu foco? E, finalmente: A que você precisa dizer não?

Diga não aos projetos roubadores de tempo, força e energia e invista todo o seu vigor naquilo que de fato trará resultados positivos. Usando como base a frase de quem explano tudo isso? De um homem que, dizendo não a muitas seduções do mundo dos negócios, revolucionou a indústria de telefonia celular móvel.

E quanto à tolerância zero? Celebre seus resultados - Sempre! Comemore, sorria, se divirta e viva o prazer de se deliciar com bons resultados. Mas nunca se conforme com eles. Desafie-se, dia a dia, a fazer um pouco melhor que ontem; vez após vez, a fazer um pouco melhor que da vez anterior.

Entregue sempre mais. 

Faça sempre além do esperado e, assim, posicione-se competitivamente em vantagem dentro da empresa na qual você está inserido e posicione, em vantagem competitiva, sua empresa num mundo que no geral é selva: O mundo dos negócios.

Com certeza dará certo. Afinal, você lembra?! Estamos falando de dois dos princípios de uma das maiores empresas do mundo!

E a quem é melhor a gente aplaude, celebra e com eles aprende.



Então, a partir de hoje, foco e tolerância zero como palavras de ordem.

Ao sucesso!

Agora é com você!


E aí, gostou do artigo? Então, por favor, deixe o seu comentário ali embaixo, nós do Administrador Jovem queremos muito saber o que você achou dele.

Além disso, se puder, compartilhe com os seus amigos, seremos extremamente gratos a você por isso, sem contar que dar a oportunidade de outras pessoas conhecerem e terem acesso a um conteúdo relevante é um grande presente, não é mesmo?

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, inscreva-se agora!


Imagem: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Finalista de Administração na Universidade Federal do Amazonas, Diretora de Filiação e Certificação no PMI AM, Pesquisadora CNPq, Curadora de Conteúdo na ABL Consultoria e Executiva de Contas na BSRM Training e Consulting.