SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Chegou a hora da decisão! E agora administrador?

Por Luciano Figueiredo | 17 de maio de 2016



Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir - Napoleão Bonaparte

O que fazer em um momento tão difícil? Como posso saber se a decisão que vou tomar é a correta? E agora o que fazer? Quantos de nós já nos pegamos pensando em tomar uma decisão e na hora ficamos com medo do que pode acontecer?

O sucesso ou não de sua empresa depende de apenas um fator: as decisões que o administrador irá tomar a cada dia! Caso tome boas decisões, tem grandes chances de alcançar o sucesso. Caso contrário, o mais provável é que seu empreendimento entre para as estatísticas de negócios que fecharam as portas nos primeiros anos de vida.

Se pararmos para pensar tomamos decisões a todo momento, muitas vezes estas decisões são automáticas, processamos milhares de informações que nem nos damos conta da complexidade delas. Quer um exemplo? Acabou de processar em sua mente que sim, que queria um exemplo e optou por continuar a ler, decidiu se leria este artigo ou não? Decidiu com qual roupa iria ao trabalho, aos estudos, as festas etc.

Durante uma sessão de perguntas e respostas com os usuários do Facebook uma das questões mais votadas pelos usuários foi: "Por que Mark Zuckerberg usa a mesma camiseta todos os dias?"

Eu quero realmente limpar minha vida e, para isso, preciso tomar o mínimo de decisões possíveis sobre as mais variadas questões rotineiras, exceto a melhor forma de servir a esta comunidade - Mark Zuckerberg 

Ele afirmou que até mesmo decisões corriqueiras como escolher o que vestir ou o que comer no café da manhã podem consumir energia. E ele não quer perder tempo com essas coisas.

E por mais incrível que possa parecer, pessoas como Albert Einstein, Steve Jobs ou Barack Obama, têm a mesma teoria no que diz respeito a escolha de suas roupas.

Então, quando tomamos uma decisão, por menor que ela possa parecer, além de nos consumir energia, ela tem um impacto em nossas vidas. Pode ser uma viagem, uma compra, um início ou término de um relacionamento ou até mesmo uma troca de emprego.

E nesta hora você tem que assumir o papel de um administrador de alta performance e tomar a decisão mais assertiva possível.


Podemos citar algumas dicas como:

VER O PROBLEMA E IDENTIFICAR OPÇÕES


Olhe para o problema e tente dividi-lo em diferentes pontos de vista, procurando identificar opções disponíveis. Coloque os pontos positivos e negativos, isso ajuda, seja imparcial.

AGRUPE O MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS


Procure o máximo de informações que conseguir sobre os aspectos de seu problema e tome sua decisão baseado em fatos e não emoções. Quanto mais informações de fatos menor será a possibilidade de um erro, controle a sua impulsividade.

PENSE NAS POSSIBILIDADES


Faça uma lista com todas as possíveis soluções e consequências de sua decisão. Crie alternativas para aquilo que poderia dar errado e procure identificar os obstáculos com antecedência.

CONHEÇA SUAS CAPACIDADES


Cada pessoa possui uma característica particular que a diferencia dos outros. Você sabe qual é ou quais são as suas? Identificar essa característica pode ajudar você a desenvolver a autoconfiança necessária para tomar uma decisão satisfatória.






NÃO ANALISE DEMAIS


Faça suas escolhas de maneira racional, mas isso não significa que deve analisar cada milímetro da situação, pois pode acabar enxergando coisas que não são reais ou transformando detalhes mínimos em fatos gigantescos.

APROVEITAR


Cada decisão é uma oportunidade, mesmo que não muito agradável ou feliz. Entender e aproveitar essa chance são coisas essenciais para que você mantenha o equilíbrio emocional e não se sinta frustrado. Depois de tomada a decisão é olhar para o futuro e nunca no que poderia ter acontecido caso tivesse tomado outros caminhos, isso pode ser frustrante

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências - Pablo Neruda

AGORA É COM VOCÊ!


E aí, gostou do artigo? Então, por favor, deixe o seu comentário ali embaixo, nós do Administrador Jovem queremos muito saber o que você achou dele.

Além disso, se puder, compartilhe com os seus amigos, seremos extremamente gratos a você por isso, sem contar que dar a oportunidade de outras pessoas conhecerem e terem acesso a um conteúdo relevante é um grande presente, não é mesmo?

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, inscreva-se!



Imagem: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Graduado em Logística empresarial. Com MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA em Marketing e vendas. Experiência em multinacionais e atualmente é professor de logística e administração de empresas no Senac-SP.