SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Hackeando a mente líder

Por Elvis Martins | 23 de abril de 2016


Há quanto tempo você trabalha na mesma empresa? Dentro da pergunta anterior, qual foi a última vez que te elogiaram, ou que foi promovido por mérito e bons resultados? Não sabe responder? Tente refletir um pouco mais, se nenhuma resposta vier a sua cabeça, existe algo errado nessa carreira aí! Senta aqui, vamos conversar.

O motivo de tantas perguntas é para descobrir quão grande estamos pensando comparado a dimensão de nossas ações, que tal experimentar a inversão de prioridades? Porque normalmente estamos tão cheios de si que nos limitamos aos desafios individuais.

É nesse aspecto que os líderes se sobressaem tomando decisões sempre numa escala de prioridades do maior e mais importante, ao menor e menos importante. Na prática funciona assim: pense no que é bom para a empresa, depois para equipe e por último em você.

É dessa maneira que os maiores líderes costumam pensar e agir, considerando o macro em primeiro plano e somente depois o micro, depois que você entende essa dinâmica dentro da sua realidade e começa aplicá-la em seu dia-a-dia, os resultados aparecem. 

O sucesso é quase matemático, é preciso tentar repetidas vezes.

Porque se você tem a capacidade de pensar grande, use a mesma ambição para executar como “gente grande”. O sucesso é quase matemático, é preciso tentar repetidas vezes.

Trazendo esse pensamento para a realidade, imagine que você é o estagiário do departamento de recursos humanos de uma empresa e em determinado momento o gerente de RH pede sua opinião sobre a demissão de um funcionário de nível operacional.

Existem três candidatos, o primeiro executa o trabalho exatamente dentro do esperado, o segundo deixa a desejar, mas é o único que te trata bem, o terceiro sempre sai mais tarde para adiantar o serviço do dia seguinte, dois serão demitidos. 

Na sua opinião, quem deve ser preservado?

Ter essa visão aumenta a chance de sucesso nas decisões mais difíceis, ajuda a desenvolver pensamentos estratégicos e focados nas metas que a organização precisa alcançar.

Quando se está num nível baixo da hierarquia, adicional a habilidade em decidir no modo holístico, levando em conta o bônus a nível empresa, a inteligência emocional deve ser muito bem trabalhada, pois seus companheiros de trabalho podem começar a rejeitá-lo por não defender pontualmente os interesses do seu grupo ou departamento, saiba lidar com essas pessoas e mantenha o foco mesmo depois de ouvir frases como: “acho que você anda pró-ativo demais”, você não precisava ter tomado aquela posição, “para de querer ser o melhor”, e assim vai.



Enfim, te encorajo a partir de hoje a se colocar no lugar de algum profissional que admire consideravelmente na empresa e pensar como ele se posicionaria nas decisões que você precisa tomar todos os dias, se a imaginação não estiver muito fértil, mande um e-mail a ele ou ela perguntando, vai custar só alguns kilobytes para saber a opinião de alguém experiente que pode influenciar positivamente a sua forma pensar e trabalhar, sempre rumo a melhoria, a excelência e alta performance que eu espero de um leitor inteligente, que não está aqui por acaso.

Agora é com você!



E aí, gostou do artigo? Então, por favor, deixe o seu comentário ali embaixo, nós do Administrador Jovem queremos muito saber o que você achou dele.

Além disso, se puder, compartilha com os seus amigos, seremos extremamente gratos a você por isso, sem contar que dar a oportunidade de outras pessoas conhecerem e terem acesso a um conteúdo relevante é um grande presente, não é mesmo?

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, inscreva-se!



Imagem: Visual Hunt



GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Formando em Administração de Empresas pela Universidade Católica Dom Bosco. Espírito empreendedor, apaixonado por tecnologia, inovação, educação e idiomas. Criador do Bastidor do Empreendedor.
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Snapchat: elvismsilva