SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Boa comunicação, excelente administração

Por Luciano Figueiredo | 16 de abril de 2016



Saudações futuros administradores!

Existe um ditado grego que diz:

Quando Demóstenes fala, as pessoas dizem: Como ele fala bem! Mas quando Péricles fala, as pessoas exclamam: Marchemos! 

Este ditado mostra claramente porque a comunicação adequada é uma parte essencial na vida do indivíduo.

Vamos trabalhar um dos grandes desafios que enfrentamos nos dias de hoje: falar em público. Como podemos falar em público em uma sociedade que está cada vez mais isolada em um mundo próprio? Uma população ativa em redes sociais, em grupos virtuais e isolada de grupos reais. 

Para um administrador, seja ele qual for a sua atuação e o público que tem que se dirigir, torna-se, extremamente necessário, difícil e desafiadora a arte de uma boa comunicação.

Quando falamos em comunicação não falamos apenas em falar em público, falamos em gerar ação através da linguagem, com a compreensão da mensagem ou simplesmente transmitir uma mensagem de modo que ela seja entendida e absorvida por quem a ouve. 

 E se eu me comunico bem, com certeza, administro bem também, não deixo dúvidas daquilo que eu espero.

Existem diversas técnicas que podemos utilizar durante uma apresentação, somado a muito treino e percepção da sua plateia, seja ela do tamanho que for, mas temos que ser o mais natural possível. Pode parecer um paradoxo, eu treinar para ser natural, mas é o mais aconselhável. 

Conversamos com pessoas em grupos de amigos naturalmente, mas, quando temos que fazer isso de uma maneira formal, participando de apresentações, reuniões, negociações, ministrando cursos, vendendo produtos e serviços, entrevistas, desenvolvendo contatos sociais, só o fato de nos depararmos com esse tipo de situação nos tornamos apreensivos. Pois, ali teremos pessoas que estarão analisando o nosso perfil e comportamento, formando uma imagem sobre nós, baseadas no modo como expressamos nossas ideias. 

A seguir, analisaremos alguns passos que podem nos ajudar a elaborarmos uma boa comunicação:

ORGANIZARMOS NOSSA COMUNICAÇÃO


O medo existe e, se controlado, torna-se um aliado fundamental em uma apresentação e podemos chamá-lo de 'respeito por quem nos ouve'. E quando temos esse respeito já damos um grande passo em direção onde queremos chegar. 

É preciso avaliar com bastante clareza e profundidade quem são e o que pensam as pessoas que estarão nos ouvindo. Se tivermos esse respeito logo no início da fala, vamos obter a adesão de todos e, com isso, diminuirá o nosso grau de ansiedade e de medo durante a exposição.

QUEM SOMOS


Outro fator de grande importância é a credibilidade de nossa fala, as pessoas aceitam melhor nossos argumentos quando confiam em nossa postura pessoal. De uma forma mais simples:


Pessoas confiam em pessoas que falam aquilo que fazem. 

Então, esqueça a apreensão e veja como uma oportunidade de compartilhar ideias e pensamentos que lhe agradam ou motivam.

PARA QUEM VAMOS TRANSMITIR


Depois que já estudamos nossos ouvintes temos que nos adequar, a situações diversas, sendo nós mesmos e utilizando de recursos muito simples e práticos:
  • Faça vídeos autocorretivos e neles observe gestos, gírias, tipos de linguagem adequada ao público, para quem vai ser transmitida a mensagem;
  • Trabalhe com frases de impacto que despertem a curiosidade dos ouvintes;
  • Tenha em mente que sempre algo pode dar errado e se previna quanto a isso, pois assim quando o inesperado acontecer para uns, para você será o previsto;
  • Tenha calma, você conhece o assunto;  
  • Faça pausas para despertar a atenção e reagrupar suas ideias;
  • E, se por acaso, errar algo e seu público achar engraçado, ria com eles, em momentos assim pedir desculpas pode passar uma certa insegurança.


Então, enfim, mãos à obra, divirtam-se, não tenham medo, aproveitem ao máximo o momento, pois tenho certeza de que, quando temos o respeito, conhecimento e preparação do assunto, o momento se torna mágico e saímos desta experiência transformados e com uma sensação maravilhosa!

Grande abraço a todos.

AGORA É COM VOCÊ

Se curtiu esse artigo, por favor, compartilhe com mais pessoas. Deixe o seu comentário ali embaixo com o seu feedback, nós do Administrador Jovem com certeza vamos adorar ler e responder.

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site, para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, digite agora mesmo o seu melhor e-mail abaixo!



Imagens: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Graduado em Logística empresarial. Com MBA em Gestão estratégica de negócios e MBA em Marketing e vendas. Experiência em multinacionais e atualmente é professor de logística e administração de empresas no Senac-SP.