SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

A Fórmula da Liderança

Por Elvis Martins | 26 de março de 2016


Não existe fórmula de liderança. Assim como não inventaram a de sucesso ainda e tampouco a da perfeição, mas nós, humanos que somos, estamos sempre em busca de padronizar as coisas, os pensamentos, as pessoas e os hábitos.

Partindo do aspecto comportamental podemos destacar algumas atitudes em comum nos líderes que alcançam os melhores resultados. Vamos conhecer algumas características que podem ser desenvolvidas em qualquer fase da sua carreira, inclusive agora.

Dê o exemplo sempre 


Pessoas íntegras falam e fazem, um líder que se preza sempre cumpre a sua palavra, seja a promessa qual for, porque ele sabe o quanto é importante o poder da confiança e da verdade no relacionamento interpessoal.

Se você se sente insatisfeito com sua performance como líder, pare o que está fazendo, e busque olhar para dentro de si, as respostas estão todas aí, pergunte-se: eu estou dando os exemplos corretos para as pessoas que preciso influenciar e impactar? Qual foi a última vez que critiquei alguém por algo que também não faço? 

Seja um “exemplo ambulante” para construir sua credibilidade.

Seja autêntico 


Podemos até tentar, porém jamais seremos nossos estimados ídolos e mentores, cada pessoa precisa trabalhar na melhora de seu próprio perfil, nesse caso é importante focar nas habilidades que reforçam o lado positivo da sua personalidade.

Por exemplo, se você é comunicativo e extrovertido, canalize essa potencialidade em mensagens com valor para as pessoas ao seu redor. Não seja o tagarela que fala de tudo e de todos ininterruptamente, os profissionais mais expressivos são persuasivos e se destacam facilmente.

Seja você mesmo e procure se tornar a sua própria referência, não se compare com os outros, isso diminui sua autoconfiança porque lá fora sempre haverá alguém melhor que eu e você. Sendo assim procure se superar.



Uma dica: faça uma lista das cinco pessoas mais próximas a você, interessante que sejam de círculos de relacionamentos diferentes, como familiar, profissional ou acadêmico. Peça a cada uma delas que aponte a sua melhor habilidade com muita sinceridade.

Se houver um número parecido de opiniões… fantástico, continue aprimorando. Agora, se você perceber muita divergência, não se apavore! Escolha a característica que mais te identifica e trabalhe duro para otimizá-la, comece lendo o livro “A marca você”, do Tom Peters.


Escute empaticamente


Compreender para ser compreendido é o título do quinto capítulo de um best-seller sobre hábitos de eficiência que aborda de forma clara e didática os segredos da escuta ativa. Praticar a empatia não é somente colocar-se no lugar dos outros e apenas imaginar o quão duro isso poderia ser e sim escutar com os ouvidos, os olhos e o coração

Posso citar um exemplo (reforçando a primeira característica dos líderes) da presidente da rede Blue Tree Hotels que disse:

Se uma camareira está com dor nas costas, busco uma solução.

Calma, isso não significa que você tenha que sair por aí resolvendo os problemas de todo mundo, a lição e postura aqui é olhar para o mesmo horizonte das outras pessoas e usar os valores, os motivos e as ideias delas para solucionar as questões.

Visão de águia


O avanço tecnológico nos remete a uma urgência desenfreada que fortalece o imediatismo. Existem tantas gerações que até me perdi, parafraseando Sócrates, só sei que nada sei, e quero dizer na verdade que a juventude em idade laboral quer tudo para ontem, esquecem do hoje, como se não houvesse amanhã.

Confuso certo? Para escrever também foi (risos).

O foco dessa vez é o pensamento a longo prazo, ele te permite projetar cenários que te preparam contra adversidades futuras e te dão vantagens, pois, enquanto estão todos no Brasil usando da violência para tentar intimidar o Uber, a Lyft já está nas ruas tentando abocanhar um pedaço do mercado de mobilidade urbana. Esse é um case atual que comprova o poder da visão inovadora e da antecipação de líderes visionários.

Repitam comigo... é isso mesmo, vamos lá! Quero ouvir todo mundo, mesmo estando no trabalho, na rua, em casa ou na faculdade.

A frase é essa:
Eu sou íntegro e quero cada dia mais dar bons exemplos para as pessoas ao meu redor. O patamar onde me encontro hoje reflete exatamente o resultado das minhas atitudes e comportamentos, por essa razão serei autêntico para buscar meus resultados, eu confio que posso ir muito além disso se começar a ouvir as pessoas com empatia, pensar a longo prazo e exercitar esses ensinamentos diariamente.

Na décima vez que você ler esse parágrafo, me envie um e-mail para contar como se sentiu. Estarei ansioso para saber sobre sua caminhada rumo a liderança. Sucesso!

Agora é a sua vez


Se curtiu esse artigo, por favor, compartilha com mais pessoas. Deixe o seu comentário ali embaixo com o seu feedback, nós do Administrador Jovem com certeza vamos adorar ler e responder.

E se ainda não se inscreveu na Lista VIP do site, para receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações, não perca tempo, digite agora mesmo o seu melhor e-mail no formulário abaixo


Imagens: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.

Formando em Administração de Empresas pela Universidade Católica Dom Bosco. Espírito empreendedor, apaixonado por tecnologia, inovação, educação e idiomas. Criador do Bastidor do Empreendedor.
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Snapchat: elvismsilva