SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Como ter motivação para estudar - Dicas infalíveis para você potencializar os seus estudos

Por Wendel Silva Moreira | 16 de fevereiro de 2016



Os livros estão abertos e seu olho começa a arder, você lê um parágrafo inteiro, mas depois se dá conta de que não entendeu nada do que nele estava escrito. Suas costas começam a doer por estar apenas há 15 minutos sentado na mesma posição. O seu celular toca, é sua amiga te convidando para se encontrarem.

Mas você está estudando e, com dor no coração, nega o convite.

Passa um minuto, o som do WhatsApp chama a sua atenção, dessa vez é um amigo te enviando uma imagem engraçada. Você dá aquela olhada, sorri, mas logo, o coloca de lado, mesmo sem querer, para tentar se concentrar nos estudos.

Apesar de estar no seu quarto, você consegue ouvir o diálogo do seu programa preferido que está passando na TV da sala. Então você resolve pegar o seu fone e ouvir alguma música interessante para relaxar enquanto estuda. Nesse momento, começa a tocar aquela que você conhece bem, assim, naturalmente sua voz começa a acompanhar a melodia da canção.

E os estudos... vão ficando sem atenção.

Depois de duas horas naquela atividade, você já está debruçado sobre a mesa, angustiado e com uma gigantesca vontade de fazer outra coisa, menos estar ali diante daqueles livros das matérias chatas da sua faculdade.

Por alguns momentos surgem pensamentos na sua cabeça lhe questionando o porquê você está fazendo aquilo, enquanto tem tanta coisa mais legal para aproveitar, mas subitamente os ignora e não valoriza aquela oportunidade de dar o primeiro passo para alimentar a sua motivação para estudar.

Sim, pois o problema é exatamente esse: a sua motivação foi embora e a sua ânsia pelos seus estudos se dissipou. Talvez tenha até esquecido que cada aprendizado adquirido nessa atividade lhe transformaria no profissional que tanto, um dia, você desejou.

Consegue identificar alguma semelhança com a sua realidade nesse pequeno texto que acabou de introduzir esse artigo?

Nesse caso, acredito que esse conteúdo é para você, que precisa de dar aquela turbinada na sua motivação para estudar, apesar das matérias maçantes da grade curricular que todo curso, inclusive o de Administração, possui.

Nesse artigo, vou compartilhar com você algumas práticas que eu utilizo para manter a minha motivação nos meus estudos, pois cá entre nós, caso contrário vamos acreditar que sempre haverá algo mais interessante para fazer, principalmente se nos permitirmos a pensar apenas em curto prazo.

Pronto? Então vem comigo!

ENCONTRE UM MOTIVO, DESCUBRA O SEU PROPÓSITO


Essa é a primeira e talvez a mais importante sugestão desse artigo. Busque descobrir claramente qual é o motivo pelo qual você precisa estudar. De preferência a algo que seja muito importante para você, isso lhe será extremamente útil nos momentos de desânimo.

Você precisa descobrir o propósito por trás de todas aquelas horas dedicadas ao estudo de cada matéria que compõe o seu curso, no nosso caso, o de Administração.

Responder essa pergunta simples, que muitas vezes vem até nós quando estamos desmotivados a estudar, é crucial para que nesses momentos você possa respondê-la com convicção.

Por que você precisa estudar?

Novamente, devo reiterar a importância de se aprofundar na prática do autoconhecimento, como já abordei nesse artigo aqui. Visto que ao se conhecer bem, essa pergunta chega a ser desnecessária.

ESTABELEÇA METAS


Quando os seus estudos não são organizados a partir de metas, existe uma grande probabilidade de você ter dificuldade com o excesso de conteúdo que você necessita estudar, e com isso, levar o estudo como um grande incômodo na sua vida.

Ao estabelecer metas, acredite, essa atividade ficará mais divertida, organizada e muito, muito menos cansativa. A ideia em fazer isso é que você pode fracionar uma grande tarefa em partes menores. Por exemplo:

Digamos que você precise ler um livro de 196 páginas em uma semana. Para você essa quantidade pode parecer muito ou pouco, mas isso não importa, a questão é que essa tarefa pode ser facilitada e muito se dividida em partes pequenas.

Considerando que uma semana tem 7 dias, se você ler 28 páginas por dia, aquele número inicial diminuirá consideravelmente se focarmos nessa meta diária que definimos.

Obviamente, também é importante que você defina um local calmo, tranquilo e o horário que você vai estudar.

E aqui cabe uma outra sugestão: foque somente nessa meta diária. Tente não pensar em quanto ainda falta para que aquele livro, por exemplo, acabe. Mas veja bem, eu estou utilizando o exemplo do livro, mas você pode personalizar essa ideia para qualquer outra forma de estudo.

Se porventura você tem dificuldade de estabelecer metas, esse artigo aqui, já publicado no Administrador Jovem, vai ajudá-lo com isso.

E aí, curtindo o conteúdo até aqui?

Pois então, continue comigo que ao decorrer desse artigo vou compartilhar com você uma estratégia que utilizo nos meus estudos para aumentar a minha motivação para estudar matérias entediantes

Fique ligado! 

ELIMINE AS DISTRAÇÕES


Como já disse, o lugar escolhido para você estudar deve ser calmo e isso exclui todo tipo de distração, inclusive WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Youtube, enfim. Já deu para entender.

De primeiro momento para muitos isso será uma das maiores dificuldades para conseguir encontrar motivação para estudar. Mas isso é necessário. Você precisa construir um ambiente de estudo propício, sem nenhuma distração que possa tirar a sua concentração.

Você perceberá que ao conseguir fazer isso, você terá um tempo precioso para se dedicar tranquilamente ao seu aprendizado.

Porque é fato que ao ser interrompido por alguma mensagem, por exemplo, você perderá o seu foco, e de pouco em pouco a sua motivação para estudar vai se esgotar. Pois, a princípio o assunto no WhatsApp é muito mais interessante do que estudar Contabilidade.

GOSTE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ


Acredito que isso é primordial. Se você não gosta daquilo que você faz, mais complicado será se motivar, apesar de ser possível. Porém, em relação aos seus estudos o mínimo que você precisa ter definido de antemão é um curso pelo qual você tem afinidade.

Isso significa, que você precisa gostar bastante da Administração, para que seja mais fácil buscar razões importantes que expliquem de forma clara o tempo que você se dedica ao estudo dessa área.

Pois, isso te leva à sua motivação para estudar, nos sentimos motivados quando fazemos aquilo que gostamos (ou gostamos daquilo que fazemos), mesmo que seja preciso aprender um conteúdo aparentemente desinteressante.

Falando nisso, o que você pode fazer para torná-lo menos chato e até mesmo vê-lo como essencial na sua vida? É sobre isso que trata o próximo tópico.

VINCULE OS ASSUNTOS ENTEDIANTES A TEMAS QUE VOCÊ TEM MAIOR INTERESSE


Esse é um grande problema que uma hora ou outra, todo estudante enfrentará algum dia: assuntos, matérias ou disciplinas entediantes!

Será que existe uma forma que possa ao menos diminuir esse tédio?

A minha resposta é: se você conseguir colocar em prática essa minha sugestão, eu te garanto que sim!

A ideia é a seguinte, tente encontrar vínculos, pontos em comum entre esses assuntos chatos com temas que lhe interessam. O objetivo é descobrir a importância dele, analisar a relação que ele possui com aquele assunto que lhe chama a atenção e transformá-lo em algo menos chato ou até mesmo legal.

Por exemplo, no meu caso, eu achava que contabilidade tinha muito conteúdo que precisava ser decorado, era algo bem maçante para mim, não pelo fato de ter números, mas o assunto em si era parrudo, em geral, não me agradava.

No entanto, ao ler livros sobre empreendedorismo, assunto pelo qual eu tenho um interesse muito grande, me deparei com informações que destacam o quão importante a contabilidade era na gestão de um negócio, mas de uma forma mais descontraída, que me atraiu.

Assim, quando eu precisava estudar contabilidade, eu iniciava os estudos com a consciência de que aquele conteúdo me permitiria futuramente gerenciar o meu negócio com mais eficácia. Assim, eu passei a achar a contabilidade algo extremamente útil para o meu futuro.

E tudo porque eu fiz a relação entre um assunto, a princípio, desinteressante, com algo que me encantava. Essa estratégia me proporcionou motivação para estudar.

Conseguiu entender?

INICIE


Sabe aquele momento que você tem consciência de que precisa estudar, mas que só de pensar no conteúdo a ser estudado, já lhe causa preguiça?

Pois bem, por mais tentador que seja fazer outra atividade, ao invés de sentar-se, pegar o livro e aprender, não a faça. Não ficou claro?

Então, em outras palavras: não procrastine os seus estudos. Não os deixe para depois!

Portanto, deu a hora de estudar? Simplesmente, pegue o seu material e comece!

Mas onde se encontra a motivação nessa ação? Veja que quando você agir assim, tendo essa iniciativa de partir para o estudo, mesmo com outros afazeres mais divertidos, você estará construindo um histórico proativo.

Para ser mais claro, um hábito. Além de você se convencer que independentemente do que é mais legal, você optará sempre por cumprir a sua responsabilidade.

E cá entre nós, a sensação de se sentir responsável, capaz de vencer o sentimento sabotador da preguiça, é motivadora. Você já a sentiu?

QUE TAL DESCANSAR?


Pode parecer um pouco fora de contexto, mas não é.

O seu período de descanso é o tempo que o seu corpo tem para reabastecer as suas energias. Então, antes de se sentir-se realmente cansado, pare por um momento, pode até mesmo deitar-se na sua cama, feche os olhos e descanse o seu corpo e a sua mente, por dez minutos.

Esse tempo renovará a sua motivação para estudar.

COLOQUE INTENSIDADE


Não avalie a qualidade dos seus estudos apenas pelo tempo que você reservou para essa atividade, mas pela intensidade que você se dedicou a ela.

Sabe por que?

Porque quando você conclui um estudo de uma hora realizado com intensidade, o sentimento de dever cumprido é muito, mas muito maior do que quando você passa quatro horas estudando sem intensidade.

Pois, o seu foco, a sua concentração quando você estuda dessa forma são bem mais exigidos, lhe permitindo realmente tirar proveito daquele tempo, fazendo isso você aprende de verdade.

Diferentemente de alguém que diz que estuda quatro horas por dia, mas que durante esse período acessa as redes sociais, conversa com um amigo pelo WhatsApp, tira foto para postar no Instagram, reserva um tempo para comer algo, enfim.

Os resultados de um estudo realizado com intensidade são muito mais eficazes do que o contrário. Sem contar, é claro, que a sua motivação para estudar aumenta quando você os percebe.

DÊ A VOCÊ UMA RECOMPENSA


Uma sugestão bem interessante é você definir uma recompensa a si mesmo sempre que concluir o seu estudo. Isso lhe dará um motivo a mais para que você cumpra essa atividade.

Tomar um sorvete, assistir a sua série preferida ou qualquer atividade que você goste pode ser usada como recompensa. A escolha dela fica por sua conta.

Mas, você precisa ser honesto consigo mesmo se você falhar. Caso contrário, isso não vai funcionar. Consegue fazer isso?

É preciso fazer o seu cérebro entender que sempre que realizar eficientemente as suas atividades escolares você será recompensado por isso.

A propósito, é legal que a recompensa seja proporcional a dificuldade da atividade, ou seja, quanto mais difícil maior ela pode ser.

Fazendo isso você criará um hábito muito poderoso e eficiente para que a sua motivação para estudar esteja sempre bem abastecida.

A criação de um hábito no início exige disciplina da sua parte, mas com o tempo, caso não haja nenhuma interrupção nesse processo, você não precisará de esforço para mantê-lo, porque ficará tudo automático na sua mente.

Você pode se aprofundar nessa ideia a partir do brilhante livro O poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios (link afiliado).

ESTUDE COM ENTUSIASMO


Por último, estude sempre com entusiasmo, porque assim a motivação naturalmente lhe fará companhia.

Pratique fazer tudo entusiasmado, até mesmo aquelas tarefas mais enfadonhas, que a sua capacidade de fazer valer a pena cada momento da sua vida e de aproveitar esses momentos, se potencializará enormemente todos os dias!

Essa sugestão, serve para tudo o que você fizer, inclusive para ter mais motivação para estudar.

CONCLUSÃO


Esse foi mais um artigo do Administrador Jovem!

Chances são que se você aplicar essas sugestões compartilhada aqui a sua motivação para estudar sofrerá uma guinada incrível. Sei disso, porque eu as pratico quando estou estudando e, acredite se quiser, isso me permite estudar muito motivado.

Por fim, se você curtiu esse artigo, compartilhe com os seus amigos que sentem que a motivação para estudar está indo de mal a pior.

Deixe também o seu comentário dizendo o que achou do artigo, eu mesmo vou ler e te responder.

E se ainda não se inscreveu em nossa Lista VIP, digite seu melhor e-mail no campo abaixo para receber as nossas novidades, conteúdos exclusivos e indicações em primeiríssima mão! 


Imagens: Visual Hunt



GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.