SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

A indiscutível importância da inteligência emocional na carreira de um futuro administrador

Por Wendel Silva Moreira | 26 de janeiro de 2016


Tenho certeza que você almeja se tornar um administrador bem-sucedido. Estou certo?

É, admito que isso é fácil de acertar. Porém, o que realmente é necessário para que você atinja essa proeza?

Agora é preciso pensar um pouco mais, não é mesmo?

Beleza, sem problemas, podemos pensar em muitas habilidades que são necessárias, inúmeras competências, jeitos e estratégias. Mas certamente, uma competência em especial passa despercebida nessa rápida análise.

Em meio a competências mais sofisticadas, como saber analisar números, planilhas e gráficos, desenvolver estratégias, ter uma visão global da empresa, saber tomar decisões inteligentes, ser capaz de administrar conflitos dentre muitas outras, existe uma que infelizmente é muito pouco lembrada nesses momentos, mas que está direta e indiretamente ligada a todas elas.

Mas isso acontece não porque ela não é importante. Muito pelo contrário, ela é tão importante que se não for bem gerida pode ter consequências desastrosas. Todavia, é esquecida ou simplesmente não é desenvolvida por muitos profissionais.

E nesse caso, o que acontece?

Sua vida no trabalho se torna angustiante. Isso, sem considerar a vida pessoal que começa a sofrer as consequências dessa, digamos, irresponsabilidade. Aliás, sabe qual é um dos momentos onde essa situação frustrante mais se agrava?

Nos dias em que a pressão na empresa aumenta. Pois é quando o ambiente fica mais propício a desentendimentos, cobranças, julgamentos e até mesmo fofocas.

E é preciso dominá-la bem para que você não se desespere e acabe tendo atitudes precipitadas, um comportamento passivo ou acabe falando algo que não devia.

Exatamente, futuro administrador, estou falando sobre inteligência emocional.

Quando se atenta a ela e começa a aperfeiçoá-la a partir das suas experiências, conhecimentos e autoconhecimento, você:
  1. Adquire mais maturidade frente à muitas situações 
  2. Naturalmente ganha mais autoconfiança
  3. Toma decisões mais inteligentes, bem pensadas e eficazes
Isso porque você percebe a importância que essa competência tem na sua performance profissional e pessoal e passa a investir tempo e energia para aprimorá-la.

A propósito, só é possível adquirir domínio em relação a ela através da obtenção de conhecimento a respeito de si mesmo e da prática constante de ações previamente pensadas.

Se você não tomar as atitudes corretas quando isso for exigido, de nada adianta somente ter consciência de que é necessário desenvolvê-la.

Ficou claro para você?

Então, o que acha de passar a se atentar e a dar mais valor também a sua inteligência emocional?

Isto significa que você precisa, além de ser um grande administrador de empresas, ser também um excelente administrador de si mesmo.

Você precisa desenvolver a percepção de quando essa habilidade é crucial para o cumprimento dos seus objetivos.

Evidentemente, haverá situações que por algum motivo manter o controle emocional será mais desafiador, principalmente quando algo atingir o seu ponto fraco.

E é exatamente por isso que é tão essencial desenvolver o autoconhecimento, pois você saberá identificar quando a sua principal fraqueza for atingida e terá mais consciência de si e das suas ações nessa situação, com uma chance maior de controlar-se emocionalmente.

Deu para entender?

Por isso, recomendo que leia esse artigo aqui, que a propósito está bem completo, que trata sobre autoconhecimento.



Desenvolver a sua inteligência emocional é tão importante que Daniel Goleman, um grande escritor e psicólogo americano, publicou um livro exatamente com o nome Inteligência Emocional abordando apenas esse assunto.

Definido por ele mesmo como:

Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos – Goleman, 1998

Por isso, quando você não consegue lidar bem com as suas emoções, você coloca tanto a sua vida profissional quanto pessoal em jogo, muitas vezes desnecessariamente.

Motivo mais do que suficiente para que você comece o quanto antes a dar mais atenção a essa capacidade, concorda comigo?

Uma ideia interessante é a de que você precisa melhorar a sua habilidade de manter o equilíbrio entre razão e emoção. Visto que quando uma se sobressai demais em relação a outra, você acaba enfrentando algumas dificuldades sociais, repito, desnecessárias.

Portanto ter a perspicácia, isto é, saber identificar quando tomar decisões racionais ou emocionais é uma capacidade fundamental que abrange a inteligência emocional. Aliás, essa é uma habilidade que será cada vez mais requisitada profissionalmente ao passo que você alcançar posições mais elevadas.

De fato, os seus relacionamentos, suas escolhas e consequentemente os seus resultados serão muito melhores quando você se comprometer a desenvolver, dia após dia, a sua inteligência emocional.

Desse modo, comece hoje mesmo a analisar as suas ações, a pensar sobre si mesmo, a ver onde você está pisando na bola, em que você pode melhorar e tome as atitudes necessárias para que você amadureça emocionalmente.

Você é mais do que capaz de colocar isso em ação, basta comprometer-se a essa tarefa. Lembre-se que a sua performance depende demais dessa iniciativa!

CONCLUSÃO


Esse foi um artigo introdutório sobre inteligência emocional. Somente para que você passe a se atentar mais em relação a essa capacidade que tem, mesmo que indiretamente, influência em absolutamente todos os seus resultados.

Por último, preciso saber de você: o que achou desse artigo?

Deixe o seu comentário ali embaixo, quero muito saber a sua opinião!

Compartilhe com aquele amigo, estudante de administração, que você sente que precisa dar mais atenção à sua inteligência emocional. Quem sabe, esse conteúdo possa alertá-lo sobre isso.

E, por fim, se ainda não se inscreveu na nossa Lista VIP, digite o seu e-mail no espaço abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Administrador Jovem!



Imagens: Visual Hunt
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.