SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

Como estabelecer metas e conquistar aquilo que você deseja - Um guia absolutamente eficaz

Por Wendel Silva Moreira | 19 de janeiro de 2016


Eu não poderia ver tanta gente frustrada todos os anos por não ter conseguido novamente realizar aquilo que tanto queria e ficar parado.

Tinha que buscar ajudar de alguma forma e foi isso que eu fiz.

Se, por algum motivo, você não sabe como estabelecer metas e concretizá-las, saiba que você não está só. Existem várias pessoas, uma maioria por sinal, que enfrenta esse mesmo problema.

Porém, esse artigo é o que você precisa para que isso acabe de uma vez por todas!

No final dessa leitura, você entenderá o porquê.

Hoje você aprenderá:
  1. Onde você supostamente está errando ao estabelecer uma meta
  2. Por que você não consegue concretizar a meta que você definiu
  3. Como estabelecer metas inteligentes, possíveis de serem realizadas
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo, vem comigo!

ONDE VOCÊ SUPOSTAMENTE ESTÁ ERRANDO AO ESTABELECER UMA META?


Muita gente tem sonhos, objetivos e metas. Mas qual será o motivo de muitas delas não conseguirem conquistar aquilo que almejam?

De modo geral, a resposta é simples: elas não sabem como estabelecer uma meta.

Isso mesmo, não basta apenas definir um objetivo na sua cabeça e pronto. Aliás, esse é um dos primeiros erros que cometemos nesse sentido, ou seja, pecamos em não planejar.

Quando o planejamento é ignorado, você não analisa com atenção quais recursos e ações serão necessárias para alcançar a sua meta.

E essa falha, faz com que o comprometimento com a meta estabelecida se dissipe com o tempo. E quando o comprometimento vai embora, boa parte da sua motivação é levada com ele.

Aquilo que você definiu dias ou meses atrás, deixa de fazer sentido para você.

Outro erro, é focar no objetivo como um todo, por completo, pois fazendo isso ele inevitavelmente parecerá ainda mais complicado do que realmente ele é, além de te desmotivar bastante. Dentro disso, o ideal é que você fracione, um objetivo grande, em partes menores, de modo que a sua realização se torne mais simples e viável aos seus olhos.

Existem estratégias que você pode utilizar para que ela fique mais clara, mais tangível e possível na sua cabeça. E ao longo desse artigo, vou compartilhar algumas, bem interessantes. A propósito, nesse artigo aqui publicado no Administrador Jovem eu já dividi 3 dicas sobre metas, vale a pena ver.

Existem ainda pessoas que criam metas a partir de declarações negativas, por exemplo:

Eu não vou comer fast-food.

Ao invés de:

Eu vou comer alimentos mais saudáveis.

Essa é uma maneira errada de estabelecer metas, porque a nossa mente automaticamente ignora a palavra “não”. E com base no exemplo, no primeiro caso, mesmo que a intenção da pessoa seja comer alimentos mais saudáveis, a sua mente entenderá o contrário.

Faz sentido para você?

Por último, existem aquelas que vivem em um mundo de sonhos lindos, mas que infelizmente nunca realizam nada. Simplesmente, porque elas limitam-se apenas a sonhar. Não colocam nada em prática, desse modo, não transformam as suas intenções em ações.

Recapitulando as ideias que dividi até aqui, você já sabe que é necessário:
  • Planejar aquilo que você deseja realizar
  • Analisar quais recursos e ações serão necessárias
  • Comprometer-se com a meta
  • Fracionar o objetivo em partes menores
  • Formular suas metas com declarações positivas
  • Transformar as suas intenções em ações

Muitas coisas óbvias, correto? Mas porque será que muita gente não consegue concretizar suas metas?

É sobre isso que falarei a diante.

POR QUE PARECE TÃO DIFÍCIL CONCRETIZAR UMA META?


Cuidado! Ao criar a sua meta é possível que você crie uma infinidade de obstáculos desnecessários, que na realidade não são reais.

Por isso que planejar é tão importante. Colocar as suas intenções no papel, juntamente das reais dificuldades que você vai enfrentar é imprescindível. Mas vamos combinar uma coisa?

Simplifique o processo da maneira mais inteligente possível.

Não burocratize, não dificulte a sua jornada. Analise bem os seus recursos e as opções que você tem. As pessoas se precipitam ao estabelecer suas metas e quando é chegada a hora de colocá-la em prática, somente de pensar em todos os caminhos que ainda irá percorrer, sentem-se desmotivadas.

Um outro fator muito comum por várias pessoas não conseguirem concretizar uma meta, está relacionado à consistência empregada na realização. Isto é, elas se permitem a fazer aquilo que planejaram somente quando estão inspiradas.

E enquanto a inspiração não vem, nada acontece. E a meta, vai ficando para depois, depois, depois, depois e depois. Assim, muitas pessoas são enterradas todos os dias ao lado das suas metas e sonhos.

Força de vontade e disciplina são essenciais para o cumprimento de uma meta.

Aqueles que conquistaram os seus objetivos, inúmeras vezes sentiram-se desanimados e desmotivados, mas não usaram esses momentos como motivo para não colocar em prática aquilo que deveriam fazer.

Em relação à inspiração tenho três sugestões simples para que você se mantenha motivado:
  1. Cada meta tem seus desafios, portanto quando conseguir superá-los, dê a você mesmo uma recompensa de reconhecimento por esse feito
  2. Comemore cada obstáculo vencido
  3. Se relacione com pessoas com metas semelhantes à sua
Coloque-as em prática e chances são que a sua motivação sofrerá um progresso significativo.

Outro fator que deve ser destacado aqui é a falta de porquê das metas, o que as leva a não concretização.

Você estabelecer uma meta, mas não possuir um motivo que o faça acordar todas as manhãs com brilho nos olhos para dar mais um passo em direção a ela, te fará desistir assim que os primeiros contratempos aparecerem.

A definição de uma meta deve, essencialmente, acontecer de dentro para fora. A pergunta “por que?” deve ser a primeira a ser respondida, antes de qualquer outra.

Por que você deseja conquistar a sua meta?

Responda essa pergunta e guarde-a dentro de você. E sempre que surgir algum imprevisto ou dificuldade lembre-se da resposta.

Você pode escrever em um papel se desejar, no entanto, se você precisar recorrer a ele, devo dizer que talvez o seu porquê não seja forte o suficiente para te motivar, pois quando ele é verdadeiro fica cravado em sua memória.

Consegue sentir isso que eu acabei de dizer?

Agora vou compartilhar com você uma das melhores técnicas para estabelecer metas. Continue comigo!

METAS SMART: COMO ESTABELECER METAS INTELIGENTES


Se há uma técnica que eu realmente acredito que é muito eficaz para estabelecermos nossas metas é a SMART, um mnemônico, em inglês, que nos ajuda a analisarmos pontos importantíssimos que fazem toda e total diferença na definição e na realização delas.

Como é característica de um mnemônico, a palavra SMART serve para facilitar a memorização de cinco adjetivos que devem compor uma meta inteligente, onde cada um expõe algo interessante a ser analisado. Eles são:
  • Specific (Específica)
  • Mensurable (Mensurável)
  • Attainable (Atingível)
  • Relevant (Importante) 
  • Time-Base (Temporal)
Mas o que eles significam? Vou abordar cada um deles a seguir:

Específica

Metas abrangentes dificilmente se concretizam. Elas ajudam a saber o que desejamos, demonstram aquilo que queremos alcançar, no entanto, não são eficazes. Por isso é interessante criar uma meta que seja específica.

Especificar ou detalhar uma meta facilita o seu entendimento, porque tornam claros alguns pontos que passam despercebidos em uma meta abrangente.

Logo, lhe darei um exemplo sobre uma meta SMART e você entenderá melhor.

Ao estabelecer uma meta com especificidade, recomendo que se faça as seguintes perguntas:
  • Quem está envolvido?
  • Qual é a minha meta?
  • Onde vou realizar?
  • Quando ou até quando quero realizar?
  • Quais necessidades ou limitações eu terei?
  • Por que eu quero realizar essa meta?

Mensurável

Mensurar ou medir de alguma forma a realização da sua meta é muito importante. Você coletar dados e informações relevantes lhe dá maior controle sobre as suas ações e lhe permite acompanhar o seu progresso.

Além de, é claro, te mostrar se está ou não no caminho certo e ter a oportunidade de corrigir a sua rota, se necessário.

Portanto, analise constantemente cada passo que você der em direção à sua meta e atente-se aos resultados que você está obtendo, se preciso, tome alguma ação corretiva.

Se a sua meta envolve algum valor monetário, essa é a hora de avalia-lo com atenção.

Perguntas úteis:
  • Quanto eu preciso desembolsar para dar o primeiro passo?
  • Quanto eu estou obtendo de retorno?
  • Pergunta bônus: quais ações eu devo tomar para obter o valor necessário?

Atingível

Estabelecer uma meta atingível significa que você precisa pensar se ela pode se tornar realidade. No entanto, cabe a você saber o que é ou não possível se tornar real, levando em consideração os recursos que você tem a sua disposição nesse momento.

Obviamente, existem metas que são para lá de fantasiosas. Mas acredito que esse não seja o seu caso.

Mesmo assim, sugiro que defina uma meta um tanto quanto desafiadora, pois assim o percurso até ela lhe proporcionará grandes lições, você se sentirá desafiado e isso te instigará a buscar meios para ultrapassar esses desafios e quando conseguir conquistar o que deseja, o sentimento de realização será gratificante.

Importante

Saiba o quão importante a sua meta é para você. Esse é um dos pontos mais interessantes dessa técnica, pois lhe induz às seguintes perguntas:
  • Por que eu desejo realizar essa meta?
  • Ela é realmente importante na minha vida?
  • Ela vai me trazer benefícios reais?
  • Será que realmente vale a pena eu dedicar esforços para conseguir concretizá-la?

Temporal

E por último, mas não menos importante, uma meta deve ter um tempo para se concretizar. Esse ponto deve ser considerado, pois, caso contrário, você sempre vai acreditar que terá mais tempo para atingi-la.

A ideia aqui é lhe mostrar que ela tem um prazo de validade, um elemento a mais para tornar a sua meta um pouco mais desafiadora.

Sem contar que o sentimento de realização quando esse período é superado é bem marcante.

A meta de Andrew


Para facilitar o entendimento da meta SMART, vamos utilizar o exemplo fictício abaixo:

Andrew precisa estudar inglês 1 hora por dia durante doze meses em sua casa para atingir a fluência necessária, até 30 de janeiro de 2017, e se comunicar nesse idioma com clientes, colaboradores e fornecedores da sua empresa que em sua maioria são americanos e assim conseguir ganhar até 30% a mais no seu atual emprego, além de ter a possibilidade de conversar com nativos quando viajar à países onde a língua inglesa é predominante.

Ele deseja aprender inglês para ser mais bem remunerado, mas principalmente porque ele sonha se comunicar com pessoas que falam essa língua e sabe que ao obter fluência nesse idioma um mundo de oportunidades se abrirá para ele, bastando apenas ter visão para identificá-las.

Ele irá mensurar o seu progresso a partir de testes disponibilizados na internet para avaliar a sua escrita, sua leitura e fala. Além de poder contar com feedbacks de amigos que já dominam o idioma.

Consegue identificar os cinco adjetivos de uma meta inteligente nesse exemplo apresentado?

Pois bem, essa é a técnica da meta SMART. Um método que como você pôde ver é fácil de decorar e, acima de tudo, de colocar em prática.

CONCLUSÃO


Espero realmente que essas informações que compartilhei nesse artigo tenham sido úteis para que você consiga estabelecer suas metas e atingi-las.

Busque todo dia dar ao menos um passo em direção ao seu sonho, valorize o caminho até a conquista daquilo que você definiu e coloque o seu planejamento o quanto antes em ação. Quanto a isso eu já escrevi esse artigo aqui que mostra o poder que há na sua atitude.

Se a sua meta precisa de dinheiro para ser atingida, utilize a sua criatividade, experiência e conhecimentos para encontrar uma solução legal.

Você tem muita capacidade, acredite nisso. Só não use a falta de condição financeira como motivo para não dar o primeiro passo.

Um administrador de sucesso é capaz de transformar as suas ideias e intenções em metas inteligentes e fazer delas grandes realizações.

Por fim, se esse artigo foi útil para você e eu espero verdadeiramente que sim, compartilhe com os seus amigos que também sentem essa dificuldade. Deixe o seu comentário ali embaixo dando o seu feedback, eu vou adorar ler e responder.

E se por acaso ainda não é inscrito em nossa Lista VIP, digite seu e-mail no campo abaixo, para ser o primeiro a receber todas as nossas novidades, conteúdos e indicações!


Imagens: Visual Hunt

GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.