SIM, É GRÁTIS!
Seja o primeiro a receber as novidades do site.

As maiores lições de empreendedorismo e liderança já compartilhadas por Flávio Augusto

Por Wendel Silva Moreira | 7 de dezembro de 2015



Esse artigo de hoje é bem especial, venho planejando ele há algum tempo e enfim o concluí.

Isto porque vou discorrer sobre aquelas que eu acredito serem algumas das maiores lições do líder à frente do Geração de Valor que está impactando milhares de vidas em vários cantos do país.

Apresento a você futuro administrador e/ou GV, ele: Flávio Augusto da Silva!

O Flávio é um empreendedor fantástico, um grande líder e um ser humano inspirador, que coleciona inúmeros resultados impressionantes e tenho certeza que ele tem muitos insights valiosos para nós.

Acredito que quem o acompanha já conhece a sua história e as suas realizações, no entanto, vamos a uma pequena descrição dos seus feitos e conquistas:

Ele iniciou sua carreira aos 19 anos, trabalhando para uma escola de inglês no Rio de Janeiro.

Com a experiência adquirida, aos 23, ele fundou a rede de escolas de inglês, a WiseUp, vendida 18 anos depois (2013) para o Grupo Abril Educação, por quase 1 bilhão de reais (que foi recomprada por ele em dezembro de 2015 por um valor bem abaixo comparado ao que ele vendeu).

Nesse mesmo ano - 2013, ele comprou o Orlando City Soccer Club, um clube de futebol profissional dos Estados Unidos.

Ele é fundador do Geração de Valor, um projeto enriquecedor onde ele compartilha seus conhecimentos e experiência sobre empreendedorismo, negócios e desenvolvimento pessoal.

É fundador do T-BDH CAPITAL, um fundo que investe em empresas brasileiras. Também é autor de dois livros que recomendo muito a você:
  1. Geração de Valor 1 – Compartilhando Inspiração (link afiliado)
  2. Geração de Valor 2 – Plantando Sonhos, Colhendo Conquistas  (link afiliado)

E em 2014 foi eleito empreendedor do ano pelo Lide, o 4º líder nacional e o 8º líder internacional mais admirado, em uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos com mais de 50 mil jovens brasileiros!

Legal saber que um brasileiro já conquistou tudo isso, não é mesmo?

Imaginar a quantidade de vidas que ele impactou através das suas iniciativas é sensacional.

Portanto, foi me baseando nos resultados desse grande empresário, que decidi compartilhar com você suas melhores lições sobre empreendedorismo e liderança para lhe ajudar também na sua jornada, bem como ele tem me ajudado.

Então, continue comigo aqui, se acomoda na cadeira, (se possível) deixe de lado por um momento as redes sociais e mantenha os olhos bem atentos, pois, essa leitura será muito enriquecedora para você, eu garanto!
 

Lição 1: Tenha um sonho



Todo empreendedor tem uma meta, tem objetivos, tem sonhos. Sem exceção. Todo empreendedor! Se a pessoa não tem meta, não tem objetivo, não tem sonhos, você pode ter certeza, essa pessoa não é uma pessoa empreendedora – Flávio Augusto

O primeiro passo para você conquistar algo é ter algo para conquistar, por isso, ter um sonho é essencial.

O mundo do empreendedorismo existe porque há inúmeras pessoas que sonham grande e que estão dispostas a realizar os seus sonhos e ajudar outras tantas a tornar os delas reais.

Lição 2: Tome decisões empreendedoras



Todos nós somos empreendedores, mas se nós vamos mais longe ou se nós não vamos tão longe assim, vai ser resultado do tipo de decisão: se é uma decisão empreendedora ou se é uma decisão padronizada – Flávio Augusto

Para clarear um pouco mais a distinção entre essas duas decisões, basta saber que decisão empreendedora é aquela que é incomum ao senso comum, isto é, que é diferente do que a maioria pensa e faz.

Por vezes, quando você toma ou está prestes a tomar uma decisão empreendedora as pessoas próximas a você diz aquela famosa frase: “Você é louco?!”

Mas se isso acontecer, Flávio Augusto, sugere o seguinte:

Agradeça se alguém lhe chamar de louco por sonhar, por pensar diferente e por acreditar no impossível.

Lição 3: Empreendedor não se aposenta


Empreendedor nunca se aposenta, empreendedor é um cara que gosta de viver, gosta de realizar – Flávio Augusto

Há pessoas que criticam empresários experientes que mesmo já atingindo uma certa idade ainda continuam trabalhando, mesmo não tendo mais necessidade disso. Afirmam que eles são gananciosos, que somente querem mais dinheiro...

Porém, o que elas não entendem é que por trás desses empresários, existe um propósito muito maior do que o dinheiro, algo que os motiva. Eles são realizadores por natureza, gostam de impactar pessoas, eles trabalham por paixão e não por necessidade (e há uma enorme diferença nisso).

Um empreendedor de verdade nem mesmo cogita a hipótese de aposentadoria.

Quer exemplos?

Pense então em Silvio Santos, Abílio Diniz, Ozires Silva, Antônio Ermínio de Moraes, Donald Trump, Richard Branson, Bill Gates e Steve Jobs!

Lição 4: Não trabalhe simplesmente por dinheiro


Empreendedor não trabalha simplesmente por dinheiro – Flávio Augusto

O dinheiro para um empreendedor é somente parte de algo muito maior. Um empreendedor possui um propósito, onde muitas vezes está relacionado a contribuir na construção de um grande legado para um país (ou para o mundo).

O dinheiro é sim importante, mas ele não é suficiente para motivar um grande empreendedor. É preciso mais, é preciso fazer, de fato, a diferença na vida das pessoas.


Lição 5: Você colhe o que planta


Sem plantio não tem colheita – Flávio Augusto

Se você acredita que o sucesso é mera sorte, talvez esse seja o momento certo para você revisar essa ideia. Pois, se você deseja conquistar algo é preciso realizar, botar a mão na massa e sair da sua tão aconchegante 'zona de conforto'.

Suas ideias obrigatoriamente precisam sair do papel, devem ser colocadas em prática para um dia você usufruir os benefícios das suas realizações, porque, mais vale ter uma ideia em ação do que mil ideias aprisionadas na sua mente.

E se este é o seu caso, sugiro que leia esse artigo aqui já publicado no Administrador Jovem, ele vai te ajudar bastante.

Plante, cultive e zele da sua árvore para que um dia você possa se beneficiar da sombra que ela produzirá.

Combinado?

Esta lição vale tanto para o empreendedorismo quanto para potencializar a sua liderança, visto que para conquistar a confiança dos seus liderados é preciso ser merecedor dela, por intermédio de sucessivas atitudes inteligentes

Lição 6: Trabalhe duro


O empreendedor trabalha focado em sua meta, focado em seu objetivo, não adianta nada ele ter uma visão fantástica de um negócio e não ter a coragem para botar ele em prática. Mas também não adianta nada, ainda que ele tenha tido a visão de iniciar o seu projeto e ter tido a coragem de dar o primeiro passo, se ele não tiver a disposição de trabalhar duro para concretizar aquele projeto – Flávio Augusto

O topo pertence aqueles que não desistiram nas dificuldades encontradas no caminho, aqueles que ao invés de criarem desculpas pelos seus erros, o corrigiram e seguiram a diante ainda melhores e aqueles que suaram a camisa, que trabalharam duro para chegar lá.

No empreendedorismo é sim preciso trabalhar duro, mas vale muito mais a pena do que viver a vida toda em um trabalho seguro, limitado pelo medo de correr riscos e de assumir novas responsabilidades.

Do mesmo modo que liderar não é mandar, é servir! É estar junto da sua equipe no que der e vier, é ir para o campo de batalha junto com ela, é saber extrair o melhor do potencial de cada pessoa, é saber ouvir, é saber conversar, é saber conquistar a confiança dos seus liderados.

E, como você bem sabe, nada disso se conquista sentado em uma cadeira.

Lição 7: Domine os elementos básicos do seu negócio


Você precisa dominar os elementos básico para o seu negócio acontecer. Para o seu negócio funcionar, você precisa entender uma visão geral de marketing, de vendas, de administração, de finanças, de operação – Flávio Augusto

Essa lição está diretamente relacionada com conhecimento e experiência, elementos importantíssimos na trajetória de um empreendedor e vai de encontro com uma das obrigações de um administrador, que é conhecer a empresa como um todo.

Não que seja necessário você ser expert em todas as áreas, mas é preciso conhecer o básico de cada uma delas, isso é fundamental.



Você será o responsável por gerir o seu negócio e conhecê-lo integralmente é importantíssimo.

Busque conhecimento, aplique-o, observe os resultados, aprenda e adquira experiência. Faça disso um ciclo poderoso na sua jornada empreendedora.


Lição 8: Saiba lidar com os nãos


Quanto mais nãos eu recebo, significa que mais perto eu me encontro do sim – Flávio Augusto

A verdade é que, sendo líder e empreendedor, você receberá muitos nãos durante a sua vida. No entanto, o segredo está exatamente na forma que você vai lidar com eles.

Vai desistir? Vai se conformar? Ou vai continuar? Vai persistir?

Se quer uma dica, sugiro sinceramente que persista, entretanto, busque analisar o porquê você recebeu determinado não. Ao invés de se lamentar, busque encontrar os motivos que levaram determinada pessoa a dizê-lo a você.

Como diz Ricardo Bellino, outro grande empreendedor, quando uma pessoa lhe disser um não, diga a ela o seguinte:

Por que não? (Why Not?)

A resposta poderá ser útil a você.

Lição 9: Seja protagonista da sua vida


Nunca deixe de lado o protagonismo. Algumas ideologias colocam o estado e não o indivíduo como protagonista. Para escrever a nossa história, devemos ser os redatores. Não podemos delegar a função a outra pessoa. Uma onda de ‘coitadismo’ invadiu nosso país. A mentalidade ‘coitadista’ faz mal para quem quer ter uma carreira de sucesso, porque detona a autoconfiança. Como você acha que vai conseguir construir alguma coisa se você se acha um coitado? – Flávio Augusto

Sobre essa lição, acredito que ficou bem claro. Apenas reforço a possibilidade de você sair da plateia e ir para o palco da sua existência, se tornar o autor da sua própria história.

Isso faz sentido para você?

Lição 10: Não se acanhe com crises


Em tempos de crise as cartas são embaralhadas de novo. As cartas que são colocadas na mesa, são distribuídas novamente. E quando você redistribui as cartas você tem novas oportunidades – Flávio Augusto

Pessoas que não possuem uma mentalidade empreendedora, provavelmente diria que essa lição é mera autoajuda. Pessoas negativistas diriam que isso é conversa para boi dormir.

Mas não é.

Não entrarei em detalhes, pois a função de cada lição aqui é fazer você refletir, não lhe dar respostas prontas e mastigadas.

No entanto, acredite: existem sim pessoas que ainda lucram diante da crise.

Enquanto uns choram outros vendem lenços. Mesmo em tempos difíceis existem oportunidades, não dê desculpas, não se faça de coitado, deixe de lado o vitimismo e encontre-as.

Comece a desenvolver a sua mentalidade por esse artigo aqui.

Lição 11: Valorize a sua essência


Abrace sua essência, o que você conquistar não pode mudar o que você é – Flávio Augusto

Por isso valorizo tanto o autoconhecimento e por isso acredito que ele é uma das chaves para se alcançar a alta performance e o verdadeiro sucesso.

Já falei sobre esse assunto nesse artigo aqui, dá uma olhada.

Pois abraçar a sua essência só é possível se você realmente se conhecer, se conhecer os seus princípios, seus valores e seu propósito.

Caso contrário, será muito fácil se corromper, viver uma vida fútil e fazia, mesmo tendo conquistado aquilo que tanto almejou e se tornar alguém que você supostamente um dia condenou e jamais imaginou que seria.

Lição 12: Tenha Visão


Visão é a capacidade que alguém tem de enxergar algo que não existe como se fosse concreto, algo claro – Flávio Augusto

Ter visão é enxergar aquilo que a maioria ainda não vê. É ver oportunidades durante a crise. É estar passos à frente dos seus concorrentes. É criar soluções para os problemas ao invés de desculpas.

Ter visão é pensar a médio e longo prazo e não se limitar ao curto, visto que isso todo mundo já faz.

Lição 13: Tenha Coragem


Não adianta nada você ter visão, você enxergar um caminho fantástico, um nicho de mercado bacana, uma coisa extraordinária, se na hora de partir para fazer, para executar a sua ideia, você não tem coragem – Flávio Augusto

Aqui vale ressaltar a importância de executar a ideia que vive na sua mente. Isto porque, por mais genial que ela seja, se não aplicada ela não terá valor algum.

E para colocá-la em prática é preciso muito mais do que somente querer, é preciso ter coragem!

Coragem para apostar em algo incerto, para ir contra muitos amigos e familiares que dirão que o seu projeto é impossível (que você é louco), para ir contra às dificuldades que você já enfrenta e que virão pela frente.

Coragem para assumir riscos!

Atualmente existe um culto muito grande à estabilidade. É incrível como as pessoas têm medo de se arriscarem para conquistar algo maior, que realmente valha a pena para elas.

No entanto, é sabido que para tornar-se um empreendedor e líder você precisa estar preparado e ter coragem para assumir riscos (planejados e controlados, beleza!?).

Lição 14: Tenha Competência


Você precisa ter competência para dar conta do recado – Flávio Augusto

O investidor não investe em ideias, investe em pessoas que possam executar essas ideias e para isso, ele precisa sentir que você tem competência para colocá-las em ação.

Você já ouviu essa frase:

Antes de vender a sua ideia, você precisa vender-se primeiro.

Então, essa lição, vai no encontro dela. Porque a sua ideia, por mais boa que possa ser, precisará ser executada, e não será um investidor, por exemplo, que a executará, muito pelo contrário, será você!

E para isso, ele precisa ver em você a pessoa ideal para colocá-la em ação.

Essa é apenas uma maneira de enxergar isso. Mas de modo geral, ter competência é saber o que precisa ser feito e fazer da melhor maneira possível, gerando os resultados que são esperados.

É ser capaz de executar um projeto e extrair belos resultados com a sua realização.

Tudo certo até aqui?

Lição 15: Aprenda a gerir pessoas


Ter um negócio, acima de tudo, é gerir pessoas – Flávio Augusto

Você consegue perceber a ligação que existe entre empreendedorismo e liderança?

Pois é, isso acontece porque o empreendedor também precisa ser um grande líder, porque é ele que está no comando do negócio.

E considerando que ele precisará de outras pessoas para fazer o seu projeto acontecer, a sua capacidade de liderança será muito exigida durante todo esse processo.

Por qual motivo você acredita que relações humanas são tão abordadas no curso de administração?

Justamente porque um administrador precisará desenvolver a sua capacidade de lidar com pessoas e dependendo do seu cargo, será necessário liderar uma equipe, bem como acontece com um empreendedor, pois ambos serão gestores de um negócio.

E quando essa responsabilidade - administrar uma empresa - é sua, quase que obrigatoriamente, você também terá que gerir pessoas. Portanto, desenvolver essa capacidade é crucial.

Com a palavra, o próprio Flávio Augusto:
Você pode ser muito bom no que faz, mas, se não desenvolver sua liderança a fim de alcançar resultados através de uma equipe, jamais conseguirá ampliar o alcance do impacto de seu projeto. Liderança é insumo básico para o crescimento.

Lição 16: Seja líder de si mesmo


Ter um negócio, acima de tudo, é gerir pessoas, a começar, gerir a si próprio, gerir suas expectativas, gerir suas ansiedades, gerir quando as coisas não dão certo, quando você tem um não, quando você tem uma adversidade, onde a maioria das pessoas entregam os pontos – Flávio Augusto

E por fim, aprenda a liderar a si mesmo, desenvolva o autocontrole, esteja no comando, acima de tudo, das suas emoções e dos seus pensamentos. Antes de comandar pessoas, comande primeiro e simplesmente você.

Aqui no Administrador Jovem, já desenvolvemos e vamos continuar desenvolvendo conteúdo para te auxiliar nesse processo.

Assim você estará muito mais preparado do que a maioria das pessoas que, infelizmente, negligenciam essa lição.

Possuirá um conhecimento único, que influenciará diretamente qualquer resultado que buscar, tanto no empreendedorismo, quanto na liderança.

O Projeto Geração de Valor


Agora, se você ainda não conhece, recomendo conhecer o projeto Geração de Valor fundado pelo Flávio Augusto. Para nós, jovens, os conteúdos que ele disponibiliza gratuitamente na internet são extremamente enriquecedores.

Abaixo listei os principais canais desse projeto para você. Vale muito a pena você conferir: 
  1. Blog Geração de Valor
  2. GVCast – O Podcast do Geração de Valor
  3. Canal do Youtube - Geração de Valor
  4. Página do Facebook – Geração de Valor
  5. Instagram - Geração de Valor
  6. Twitter - Geração de Valor
  7. Linkedin - Geração de Valor

Conclusão


Espero que tenha gostado desse artigo com algumas das melhores lições desse grande empreendedor que é o Flávio e, também, que esse conteúdo tenha agregado valor na sua vida, como já agregou na minha.

Portanto, se gostou dele, por favor, compartilhe com mais pessoas e deixe o seu comentário dizendo o que achou das lições, qual delas foi mais relevante para você e diga se você já é um GV, assim como eu.

Isso nos ajuda ainda mais a impulsionar a nossa mensagem para mais estudantes de administração, futuros administradores, futuros empreendedores!

Potenciais GV's!

E se ainda não é inscrito na nossa LISTA VIP, inscreva-se abaixo e comece a receber conteúdos exclusivos e todas as nossas atualizações!

Esse foi mais um conteúdo especial do Administrador Jovem para você, um grande abraço e até o próximo artigo!



Imagens: Shirley Farias
GRÁTIS!
Torne-se Vip agora mesmo e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão.